O cardigã está se tornando parte integrante do guarda-roupa feminino. Adapta-se a qualquer estilo e pode adicionar elegância a uma imagem. Um cardigã corretamente selecionado irá esconder as falhas da figura de uma mulher e enfatizar seus pontos fortes.
Nas lojas você encontra uma grande quantidade de modelos diferentes: com e sem botões, mais soltos ou justos, com golas, decote profundo. Para quem quer ser diferente dos outros e mostrar sua individualidade, um cardigã de malha própria é perfeito. A escolha do modelo e da cor do futuro produto é limitada apenas pela imaginação e pela disponibilidade dos materiais necessários.
Para tricotar um cardigã você precisará de:
- 700 g de fio (150 g/50 g): se houver duas cores, então 450 g da cor principal e 250 da segunda cor;
- Gancho tunisiano nº 2.5;
- Botões.
Tamanho do cardigã – M (46).
Costas e antebraços
Monte uma corrente de 236 pontos corrente.Insira o gancho no laço da trança resultante e puxe um novo laço. É importante lembrar que no padrão tunisiano não é necessário tricotar constantemente cada laçada, como nos habituais pontos duplos e simples. Cada laço puxado deve permanecer no gancho. Continue tricotando até o final da carreira.
Na segunda linha você precisa pegar o fio e puxá-lo por 2 voltas. Em seguida, puxamos o fio novamente por 2 voltas: uma é a que acabou de ser puxada e a segunda é da linha anterior. Em seguida, continue alternando carreiras: as carreiras pares são tricotadas como a segunda carreira e as carreiras ímpares são tricotadas como a terceira.
Quando a tela atinge 40 cm de altura, é necessário dividi-la em encosto e prateleiras. Para isso, separe 45 laçadas para cada uma das prateleiras e deixe 146 laçadas no meio para as costas.
A frente direita e esquerda são tricotadas da mesma maneira. Para cavas nos lados esquerdo e direito, respectivamente, feche 6 voltas. Depois disso, arrematar 2 pontos três vezes em carreiras pares. Continuar tricotando sem diminuir até a altura de 61 cm, nesta altura, em carreiras pares, diminuir duas vezes 2 laçadas. A uma altura de 65 cm, feche as restantes alças.
Para as cavas nas costas, arremate 6 laçadas de cada lado e depois mais três vezes, 2 laçadas em carreiras pares. A 63 cm de altura, para decorar o pescoço, feche 58 laçadas no meio. Tricotar cada parte separadamente. Para arredondar em carreiras pares, arrematar 2 pontos duas vezes no interior. Após 65 cm do início do tricô, arrematar todas as laçadas.
Mangas
Monte 55 pontos e tricote igual ao resto do cardigã. Em cada linha par, adicione 2 voltas duas vezes para criar um chanfro na manga. Após 38 cm do início, feche 6 laçadas de cada lado. Em seguida, arrematar 2 voltas em linhas purl. Depois de tricotar mais 20 cm (até um comprimento total de 58 cm), arrematar todas as laçadas.
Conjunto
Para completar o trabalho, tricotar 22 cm na parte inferior em relevo. Eles também podem ser usados para amarrar prateleiras e mangas. Se houver duas cores no produto, a encadernação deverá ser feita em segundo lugar.
Diagrama de padrão de relevo:
- Linha 1 – laços alongados, como no padrão principal.
- Linha 2 – pegue o fio e puxe-o por 2 voltas, uma por uma.
- Linha 3 – laços alongados.
- 4ª carreira – 1 laçada de corrente, puxe uma laçada de duas verticais, encontre a laçada correspondente localizada 3 carreiras abaixo, puxe 4 novas laçadas dela, faça um fio antes de cada nova laçada, puxe o fio pelas 8 laçadas resultantes . Continue o padrão até o final da linha.
- Carreira 5 – tricotar todos os pontos aos pares.
Em seguida, repita o padrão das carreiras 1 a 5 até o final do tricô.
Após finalizar o tricô, costure no braço. Amarre o produto acabado com uma carreira de pontos baixos e passo caranguejo. Costure botões. O cardigã está pronto!
As coisas tricotadas com o padrão tunisino têm uma característica importante: muitas vezes são torcidas. Portanto, depois de tricotar o cardigã, ele deve ser bem cozido no vapor.