Moldura para boneca de crochê: como fazer você mesmo, diagramas

Boneca de crochê

Bonecos tricotados à mão estão atraindo cada vez mais atenção. Mas para fazer uma boneca assim não basta saber tricotar - é importante também preparar a moldura correta. Hoje vamos descobrir como fazer isso.

Quais materiais podem ser usados

Boneca de crochê - materiais necessários

Não existe uma opção universal de fio para moldura, portanto, ao escolher, você deve partir de suas capacidades e preferências. Existem várias opções:

  • Fio de cobre com 1 mm de espessura. Esse material será bastante durável, mas você terá que fazer um esforço para mudar a posição da boneca.
  • Fio de alumínio. Dobra-se bem, até uma criança pode mudar de posição, mas com o uso constante quebra rapidamente.
  • Cabo de aço. Acontece que é ainda mais estável e durável, mas pode parecer muito rígido. Além disso, o aço enferrujará com o tempo e a ferrugem ficará perceptível na boneca.

Se quiser usar aço, mas tem medo de ferrugem, pode enrolar o fio, por exemplo, com fita isolante. Se o material for diferente, apenas as pontas das estruturas deverão ser enroladas para não furarem o tricô. Você pode usar não apenas fita isolante para isso, mas também um esparadrapo de tecido.

Como fazer uma moldura

Alguns artesãos preferem tricotar diretamente ao redor da moldura, mas para iniciantes esse método é considerado menos conveniente. Portanto, é melhor amarrar primeiro as pernas e o corpo da boneca na cintura e depois começar a trabalhar com o fio selecionado. Isso é feito assim:

  1. Corte dois pedaços de arame de forma que cada um fique aproximadamente 2 vezes mais comprido que a parte já obtida da boneca - a partir deles você criará uma moldura para as pernas e o corpo.
  2. Corte um pedaço de arame que servirá de moldura para os braços.
  3. Dobre um lado de cada perna para criar um apoio para os pés.
  4. Insira um dos espaços em branco na parte tricotada da boneca e dobre-o ao meio para delinear a articulação do quadril.
  5. Retire a peça de trabalho e, seguindo seu exemplo, dobre a segunda da mesma forma.
  6. Em ambas as peças de trabalho, afaste-se um pouco da dobra e dobre o fio novamente para cima.
  7. Conecte os espaços em branco e torça os fios juntos. As pernas devem permanecer abaixadas.
  8. Insira a moldura resultante na peça de malha.
  9. Dobre os pés para que a boneca fique em pé.

Resta colocar o enchimento do brinquedo na parte inferior e as pernas estarão prontas. É melhor começar a trabalhar na estrutura do braço somente depois que os braços e a parte superior do corpo estiverem amarrados. Depois disso:

  1. Pegue o fio preparado para as mãos. Deve ser um pouco maior que a envergadura do braço.
  2. Desenrole os fios torcidos até o local onde estão os ombros da boneca.
  3. Insira o fio preparado entre os dois já instalados.
  4. Insira o fio em uma das mãos da boneca e puxe-o do outro lado pelo anel amigurumi. Para isso, inicialmente ao tricotar não deve ser apertado com muita força - é melhor deixar um fio solto e apertá-lo depois de concluído o trabalho com a moldura.
  5. Faça o mesmo com o ponteiro dos segundos.
  6. Torça a moldura principal da boneca novamente para prender o fio no lugar.
  7. Dobre uma extremidade do fio para que não fique pontiagudo. Empurre o fio para o outro lado para que fique completamente escondido sob o tricô e aperte o anel amigurumi. É melhor atualizá-lo adicionalmente durante o processamento subsequente.
  8. Corte o excesso de fio do outro lado, se houver. O fio deve sobressair cerca de meio centímetro da sua mão.
  9. Dobre a ponta afiada e esconda-a sob o tricô.

O quadro está pronto! Só falta colocar na boneca a cabeça tricotada - para isso sobra um espaço de arame em cima. Essa boneca é móvel e estável.

Críticas e comentários

Materiais

Cortinas

Pano