capa - um dos tipos de capa cuja moda veio da Inglaterra. Muitas pessoas confundem capa com poncho, mas a capa possui uma série de características especiais que a distinguem de um poncho. São uma linha de ombros clara e pronunciada e recortes para os braços, que o poncho não possui.
As capas podem ser retangulares ou ovais, com ou sem gola. Muitas fashionistas preferem esse tipo de capa, pois além de aconchegantes, cabem em qualquer figura. E os knitters escolhem as capas não só pela facilidade de criação, mas também pela grande margem de expressão da imaginação.
Se você já experimentou tricô e sabe montar e arrematar pontos, já pode experimentar tricotar um modelo de capa leve conforme a descrição.
Este modelo é universal e combina com meninas de qualquer idade e constituição. Esconde perfeitamente as imperfeições da figura e não pesa na parte superior.
Para confeccionar esta capa você precisará de aproximadamente 150 g/50 m de fio e agulhas de tricô tamanho 4,5.Para facilitar o cálculo, é melhor usar marcadores (são necessários 8 peças)
Os seguintes padrões são usados para tricotar esta capa:
- Pérola. Carreira 1 – pontos tricô e tricô alternados.
2ª carreira - também alternada, mas a da frente é tricotada sobre a purl, e a purl sobre a frontal, em padrão xadrez; - Superfície facial. Carreira 1 – todos os pontos tricotados. Carreira 2 – tricotar todos os pontos em liga;
- Ponto purl. Carreira 1 – tricotar todos os pontos em liga. Carreira 2 – todos os pontos tricotados;
- Xaile. Todos os pontos são pontos tricotados.
Trança com 4 voltas. Tricotar de acordo com o padrão:
A direção do tricô para este padrão é de cima para baixo. É tricotado sem costuras, ou seja, como um tecido inteiro, e os aumentos são calculados de acordo com o padrão.
Progresso
1 passo. Conjunto de alça de pescoço. Nas agulhas de tricô circulares é necessário montar 121 laçadas e distribuí-las de forma que a cada 4 laçadas reservadas para a trança se repita 1 laçada purl. Amarre-o assim a uma altura de 2 cm.
Passo 2. Distribua os laços da seguinte forma: 1 – laços de borda, 4 – trança, 18 – pérolas, 1 – marcador nº 1, 4 tranças, 7 – laços purl, 1 – marcador nº 2, 4 – trança, 1 – marcador nº. 3, 23 +1 aumento - pérolas, marcador nº 4, 4 - trança, 1 - marcador nº 5, 7 - ponto purl, 4 - trança, 1 - marcador nº 6, 18 - pérolas, 4 - trança, 1 ponto de borda. Total de 122 voltas. A seguir, tricotar de acordo com o padrão.
Para obter uma silhueta alargada, você precisa fazer broches dos marcadores 1 a 6 a cada quarta carreira 5 vezes e 23 vezes a cada 6 carreiras. Este padrão adicionará 168 loops.
Uma das partes mais difíceis do tricô é calcular a margem dos ombros, à qual é preciso prestar atenção especial para criar decotes bem definidos.As tranças neste modelo servem como uma espécie de marcador, e a partir delas a linha dos ombros é traçada em cada linha do broche por 30 linhas. Os broches são feitos com laço cruzado, o inverso do padrão. Ou seja, de frente para trás e de trás para frente. O resultado são 120 novos loops.
30 carreiras de liga têm 10 cm, é necessário selecionar o meio e marcá-lo com os marcadores nº 7 e nº 8.
A divisão para o decote é feita após 18 cm de tricô, ou 54 carreiras. A divisão é amarrada em 13,5 cm, depois as alças são conectadas novamente e o tecido é tricotado completamente com ponto purl, restando apenas as tranças externas.
De acordo com o padrão com folga para alargamento, é necessário amarrar 54,5 cm da barra superior. A seguir, a tira inferior é feita em ponto jarreteira, com largura de 4 cm.
Com isso, ao final do tricô, existem 410 laçadas nas agulhas de tricô, que precisam ser fechadas da maneira que for conveniente, com agulhas de tricô ou crochê.
Conselho: Após o tricô, deve-se lavar o produto à mão em água morna e secar sobre superfície horizontal, desdobrado, sem pendurá-lo. Dessa forma, o produto acabado terá seu tamanho final, os laços encolherão e serão duráveis.