Os produtos de malha estão ganhando cada vez mais popularidade. O âmbito da sua utilização não se limita apenas aos habituais tapetes e guardanapos e aos brinquedos infantis. Podem ser vários móveis domésticos, roupas, acessórios e até sapatos.
Para sapatos de malha, é importante escolher o fio com cuidado. A melhor opção seria o acrílico. É mais resistente ao desgaste e ao alongamento. Também é importante considerar que esses calçados são mais adequados para uso doméstico do que para caminhadas nas ruas.
Mocassins de crochê
Materiais e ferramentas necessários:
- 80 g de linha (225 m/100 g);
- Gancho nº 4.
Importante! O número fornecido de voltas é calculado para tamanhos de pé 37–38. Se o produto acabado tiver um tamanho diferente, o número de loops será aumentado ou diminuído. O número aproximado de loops para diferentes tamanhos é fornecido na tabela.
Tamanho | Número de voltas |
36 | 14 |
37 | 15 |
38 | 17 |
39 | 18 |
40-41 | 20 |
42-43 | 21 |
Triângulo superior:
- Lance uma cadeia de 15 VPs.
- 1 esfregar.– 3 alças de levantamento, VP e 2 Pb, tricotados juntos, 4 alças da agulha, * 1 PV, 3 Pb em uma alça da carreira anterior, 1 PV*. Alterne de * a * até o final da carreira. Não tricotar completamente o último ponto, deixar apenas a laçada.
- 2 p. – 2 alças de levantamento e uma volta de tricô, 3 PV e 2 Pb, tricotados juntos, 1 PV, 3 Pb, tricotados juntos, no PV da carreira anterior. É importante que as colunas fiquem localizadas entre as colunas da linha inferior, ou seja, em padrão xadrez.
- 3 r. e continue tricotando os seguintes da mesma maneira. Se desejar, cada linha pode ser tricotada em uma cor diferente. Termine o tricô quando o padrão for repetido 2 vezes na última carreira.
Lados
Amarre uma corrente de VP no lado direito do triângulo. O número de loops varia dependendo do tamanho. Neste caso - 31 ou 35.
Importante! O número de loops deve permanecer ímpar.
Anexe a cadeia de VP resultante à segunda borda do triângulo usando SS. Esta será a parte de trás dos mocassins.
Descrição passo a passo do esquema:
- 1 esfregar. – 2 alças de levantamento e depois tricotar pb. Chegando ao início do triângulo, é necessário tricotar 3 pb nas laterais de cada carreira. No topo, tricote 3 CDs de cada lado e 3 CDs diretamente no arco no topo.
- 2 p. – 2 alças de elevação, tricotar uma carreira de pb. Não há necessidade de fazer adições ou subtrações.
- 3 r. – 2 alças de elevação, continuar a carreira em pb. Tricotar de forma semelhante à carreira 2.
Se desejar, cada carreira pode ser tricotada com uma nova cor. Nesse caso, é importante esconder com cuidado as pontas dos fios do lado avesso. Não há necessidade de cortar o último fio.
Único
Dobre a peça em branco, composta pelas laterais e pela ponta, ao meio. Marque o meio com um marcador ou linha contrastante. O início do tricô da sola é no mesmo local onde foi finalizado o tricô da lateral.
1 esfregar.– 2 alças de levantamento, tricotar pb até o meio da lateral, marcado com marcador. Neste ponto, tricotar 3 pb juntos. Tricotar cada pb em uma laçada separada da carreira anterior, mas não tricotar até o fim, depois coloque todos sob a mesma laçada. No centro da ponta, tricotar também 3 pb juntos. A seguir, tricotar pb até o final da carreira, sem diminuir. Linha completa SS.
2, 3 e 4 p. – tricotar como 1, diminuindo também no meio da meia e nas costas. Terminado o tricô, corte o fio e esconda-o do avesso.
Conjunto
Para montar, você precisará de uma agulha com olho grande para que uma linha grossa caiba nela. Pode ser tirada em cor contrastante ou combinando com uma das cores existentes. Costure cuidadosamente todos os lados do chinelo. O passo da costura deve estar em cada laçada tricotada.
Após a costura, os chinelos precisam ser amarrados adicionalmente. 1 esfregar. – 1 alça de levantamento, tricotar RLS em todo o perímetro do chinelo. 2 p. - amarre com um passo de lagostim. O segundo chinelo mocassim é tricotado de forma semelhante.
Opções de sola
Este par de mocassins foi totalmente tricotado com fios, mas você pode fazer de outra forma: substitua a sola tricotada por outra de feltro. Será mais durável e durará mais. Se você quiser tricotar chinelos quentinhos para um inverno frio, pode pegar várias bases de feltro prontas e colá-las.