Se você é um artesão iniciante, pode experimentar em uma manta infantil pequena de 80X80 cm, que fica texturizada e volumosa. Seu bebê vai adorar um cobertor tão fofo ou pode ser um presente maravilhoso para um recém-nascido. Tricota com bastante facilidade, quase automaticamente.
Materiais necessários
Para manta infantil, é aconselhável levar fios meio algodão e acrílico.
O fio Gazzal Baby Cotton XL de fabricação turca é perfeito. Outros fios, por exemplo, Alize Lana Gold Classic, Yarnart Jeans, também são adequados, mas o produto final é muito mais rígido, o que é inaceitável para um cobertor infantil.
Se a manta for tricotada para o inverno, um fio mais grosso, por exemplo, Gazzal Baby Wool XL, servirá. Você pode tricotar uma manta com tricô ou crochê.
Quantidade de fios
Para uma manta infantil medindo 80x80 cm, serão necessários 13 novelos de fio de 50 g cada. cada um, um total de 200 gr. fio.
O padrão ziguezague ou chevron permite diversas combinações de cores, a escolha é limitada apenas pela imaginação da artesã.A largura das listras e o número de cores também podem variar.
Descrição do acasalamento
A largura de uma repetição é de 10 cm, para uma manta é de 80 cm, são necessários 8 relatórios. O rapport consiste em 27 loops. Para 8 padrões você precisará de 216 pontos e 5 pontos para as bordas.
- Lançamos 221 loops de ar.
- Formando a borda. Deixe uma alça do peito do pé, 2 pontos baixos, pule 1 ponto e tricote 12 pontos baixos. Formamos o topo da divisa - fazemos três voltas em uma. A seguir estão mais 12 pontos baixos simples. Pulamos duas laçadas e tricotamos a segunda repetição da mesma forma que a primeira, ou seja, 12 pontos baixos, depois formamos o topo do padrão, depois 12 pontos baixos. Desta forma, tricotamos todas as oito repetições. A seguir, formamos uma orla a partir das três laçadas restantes, pulamos uma delas, tricotamos as outras duas com um ponto baixo.
- Você só pode alterar as cores em linhas ímpares.
- Não finalizamos uma laçada, formamos uma segunda laçada e não tricotamos completamente o ponto, pegamos o fio de uma cor diferente e finalizamos o último ponto com esta cor. Puxamos para cima, formamos um laço de ar, desdobramos e começamos a tricotar uma nova carreira em uma nova cor.
- Formamos as linhas subsequentes de forma semelhante à segunda.
Uma grande manta de malha será um excelente elemento de decoração, além disso, cobrir-se com ela é sempre duplamente agradável, pois nela está embutido um pedaço da alma da artesã.
Em princípio, tricotar uma manta grande, depois de trabalhada a tecnologia na de uma criança, não é difícil, mas ainda exige esforço.
Seleção de materiais
Se for usado fio fino para tricô, o produto final será leve e elegante; se o fio for grosso, a manta ficará texturizada.
Além disso, a qualidade do fio também é importante.O produto acabado feito com fios de baixa qualidade não durará muito, então você não deve economizar na compra de bons fios.
Alternativamente, você pode tricotar uma manta a partir de restos de fios de cores diferentes, mas aqui você deve focar na espessura dos fios, porque se for diferente a manta ficará heterogênea.
A cor e sua quantidade podem ser diferentes, podendo ser cores contrastantes ou de tom semelhante.
Cálculo do produto
Para uma manta caseira grande, o consumo de fio será bem maior.
O cálculo da quantidade exata de fio dependerá do tamanho do produto pretendido, bem como do fio selecionado para o tricô.
Para não se confundir com a quantidade de matéria-prima necessária, você pode escolher o fio para tricotar um elemento, contando a quantidade desses elementos e a quantidade de matéria-prima gasta nele. Além disso, um elemento individual possui largura e altura.
Dividimos a largura total da manta pela largura de um elemento e obtemos o seu número total. Em seguida, dividimos o comprimento total da manta pelo comprimento de um elemento e obtemos o número de elementos em comprimento.