Um suéter é uma roupa universal e para todas as estações. Para invernos frios, opte por modelos tricotados com fios mais grossos; para estações mais quentes, malhas ou acrílico. Mas com o tempo, qualquer produto desenvolve uma característica desagradável - os elásticos na parte inferior e nos punhos esticam.
Deixa para lá suéter Ainda mantém você aquecido, mas não parece tão bom quanto você gostaria. Você não deve apressar as coisas e classificar sua coisa favorita como fora de uso: ela ainda pode ser consertada. Como? Leia sobre isso abaixo.
Um elástico esticado em um suéter não é uma sentença de morte
Antes de iniciar a reanimação, é importante entender por que o elástico ficou deformado. Isso pode ser atribuído a:
- Qualidade e propriedades do fio. Se o suéter foi tricotado com fios de baixa qualidade, você nem deveria pensar no motivo pelo qual os elásticos esticaram - é óbvio. É uma questão completamente diferente quando o fio é de alta qualidade, mas não é elástico ou, pelo contrário, tem tendência a mudar de forma.Então, tudo depende de quantas vezes e com que cuidado a coisa foi usada e lavada.
- Cuidado incorreto. Todo mundo sabe que os suéteres confeccionados com fios naturais exigem uma limpeza delicada e o uso de produtos especiais. Caso contrário, a peça ficará deformada após a primeira lavagem.
- Desgaste frequente. Não se surpreenda que seu suéter favorito, que você literalmente nunca tira, acabe se transformando em um moletom disforme. O uso intensivo leva à redução significativa do tempo de uso.
Além disso, é importante destacar o hábito de muitas pessoas de puxar a barra e as mangas dos suéteres o mais baixo possível. Ao puxar constantemente os elásticos, você não deve esperar que eles permaneçam fortes e elásticos por muito tempo.
O que fazer se o elástico do seu suéter estiver esticado
Existem várias maneiras de restaurar a atratividade anterior e reduzir a deformação do produto. Vamos dar uma olhada em cada um deles.
Fortalecimento com fios
Se acontecer de a barra do seu suéter preferido esticar, você pode realmente consertar tudo com a ajuda de fios elásticos, que podem ser adquiridos em qualquer loja de costura. Deve ser tricotado no produto pelo avesso. É melhor fazer isso com agulha de crochê ou agulha romba (bordado). Basta passar o fio pelos pontos tricotados de cada carreira e apertar ligeiramente. Você também pode inserir laços de fixação com uma agulha de crochê na metade do laço. O principal é que o fio elástico não fique visível na parte frontal do produto.
Importante! Se o elástico for feito na técnica 1*1, a base de reforço deve ser colocada em intervalos iguais nas metades das alças.
Lavar
Um produto que perdeu a forma anterior pode ser lavado em uma máquina de lavar automática selecionando um modo especial para isso. Pode ser “delicado” ou “lã”.O principal é não esquecer de colocar o suéter em uma bolsa especial e usar produtos de lavagem adequados. Após a conclusão do ciclo, a peça deve ser cuidadosamente colocada sobre uma toalha felpuda, nivelando a parte superior e unindo bem as costuras elásticas. Nenhuma rotação!
Importante! Para malhas você pode escolher uma temperatura de 60 graus, para lã - 30.
Adequado para restaurar a forma elástica de suéteres e lavar as mãos. O principal é colocar a peça em água 15 graus acima do indicado na etiqueta. A imersão deve durar de 15 a 30 minutos. Decorrido o tempo, é transferido para um recipiente com água fria, enxaguado e nivelado sobre toalha felpuda, deixando secar completamente.
Conselho! O suéter não precisa estar completamente molhado. Somente as partes que foram deformadas podem ser mergulhadas na água.
Se você tiver o azar de encontrar um elástico esticado em material sintético ou acrílico, a situação provavelmente não será corrigida. Tais materiais não possuem propriedades de retornar à sua forma original.
Para finalizar, queremos compartilhar um pequeno truque. Se você mesmo tricotar, ao criar o elástico, use agulhas de tricô um tamanho menor que as usadas para tricotar outros elementos. Durante o uso, isso ajudará a prolongar a vida útil dos punhos e da bainha.