A gola xale é uma opção elegante e prática para decorar uma gola. É utilizado tanto em produtos de balanço com botão ou zíper, quanto em modelos com frente de malha sólida. Existem muitas variações do “xale”, mas independente das características do estilo, existem apenas duas maneiras de fazer essa gola - tricotada inteira ou costurada. Neste caso, você pode escolher a direção do tricô - de baixo para cima ou na direção perpendicular às costuras dos ombros.
Gola xale de malha completa
Esta opção envolve o formato da gola acima da carcela dos botões. É tricotado nas prateleiras direita e esquerda, formando duas partes simétricas. Na parte de trás do decote, as bordas verticais da gola são costuradas em ponto kettel ou corrente. A orla adjacente ao decote é costurada com ponto corrente ou pesponto. Não é necessário um padrão especial para esse colar. Geralmente é tricotado no mesmo padrão da carcela ou em ponto jarreteira.O padrão da frente direita com gola xale de malha sólida feita desta forma é mostrado na figura.
Para completar tal detalhe, proceda na seguinte sequência:
- A primeira coisa a tricotar é a frente onde ficarão as casas de botão. O trabalho começa na borda inferior do produto para cima. Depois de tricotar a alça superior do botão, tricotar mais 1 cm e começar a formar a gola do xale. Para que fique bonito e não aperte o produto, o ideal é começar 6 a 8 cm abaixo da linha da cava;
- Continuando a tricotar, antes e depois da alça, faça aumentos uniformes usando laçadas cruzadas (recolhidas de um broche). Desta forma, forma-se uma expansão suave do tecido tricotado. O número de aumentos e seu ritmo dependem da densidade do tricô e do padrão. Tendo atingido a linha média entre a linha da cava e a linha superior dos ombros, os aumentos são interrompidos e passam para a próxima etapa do trabalho;
- A seguir será necessário fazer diminuições entre a barra e o tecido principal do produto. No início desta etapa, são montados laços adicionais a partir da borda da gola (formando assim uma lapela) ou continua-se tricotando sem aumentos. O ritmo das diminuições é determinado levando em consideração a densidade do tricô para que apenas as alças da gola permaneçam na agulha de tricô na altura da ponta superior do ombro. Depois disso, passam para a etapa final do trabalho;
- depois da ponta superior do ombro trabalham apenas nas alças da gola. Tricotar um tecido reto até uma altura igual a 1/3 da circunferência do pescoço. Neste ponto o trabalho é adiado. Se você planeja costurar as metades da gola com ponto de quilt, as alças ficam abertas, para conectar as peças com outras costuras elas ficam fechadas.
A segunda prateleira é tricotada simetricamente. Depois disso, as bordas superiores das partes da gola são costuradas e a borda livre é costurada no decote.
Tricotar na direção transversal
Para este método, primeiro tricote a frente e as costas e costure as costuras dos ombros. As alças são montadas ao longo da borda do decote, começando 1 cm acima do botão superior, passando pela borda das prateleiras, ao longo do decote das costas e mais adiante ao longo da borda da segunda prateleira, completando a montagem em um nível simétrico ao início da obra. Para formar a gola xale, utiliza-se o tricô em carreiras curtas. O diagrama é mostrado na figura:
Tricotar em carreiras curtas significa que no final de cada carreira ficam vários pontos desfeitos, o trabalho é virado e na carreira seguinte deixa-se o mesmo número de últimos pontos por tricotar. Assim, todas as laçadas ficam na agulha de tricô, mas o número de pontos envolvidos no trabalho diminui a cada carreira.
Devido a isso, forma-se um arredondamento suave e simétrico das bordas do colar. O ritmo das diminuições é calculado levando em consideração a densidade e o padrão do tricô. Depois que o tecido atingir a largura desejada, todas as laçadas da agulha de tricô são tricotadas nas duas últimas carreiras.
Gola xale costurada
Os padrões e diagramas necessários não diferem de como um “xale” de malha sólida é formado. Já para a versão costurada, a peça é tricotada separadamente, conferindo o padrão. Depois de tricotada a gola, ela é costurada ao longo do decote.
A gola inteiriça é uma opção mais adequada para tricotadores experientes. Para que a gola caiba perfeitamente, você precisa ser capaz de fazer cálculos precisos. Em caso de erro, você terá que desfiar e amarrar novamente não só a gola, mas também parte da frente.
O “xale” costurado é ideal para iniciantes. Este é um detalhe relativamente pequeno.Se a primeira opção não der certo, basta tricotar novamente apenas a gola, sem corrigir nada nas demais partes do produto.