Uma das técnicas de tricô mais famosas, e também perfeitamente adequada para a confecção de acessórios de inverno, é o canelado inglês. Este é um padrão frente e verso, em relevo e quente. Com sua ajuda são criadas coisas incríveis e muito elásticas. Vou lhe contar como se isolar com um lenço tricotado com elástico inglês neste artigo.
Características de lenços de tricô com elástico inglês
Os lenços são uma das poucas peças de malha em que a frente e o verso são muito importantes. Afinal, ele envolve o pescoço, e o mesmo padrão de tela é necessário aqui mais do que em qualquer outro lugar. Além disso, ao tricotar com esse padrão O resultado são coisas muito macias e soltas - exatamente o que você precisa para lenços.
Os produtos tricotados com elástico inglês dão vontade de se envolver mais e seus toques mais suaves trazem emoções excepcionalmente agradáveis. O principal ponto que deve ser levado em consideração na escolha deste modelo é o alto consumo de fio devido às laçadas.Eles deixam o elástico inglês arejado e fofinho, mas isso acontece aumentando a quantidade de linha utilizada.
Interessante! Esse tipo de elástico também é chamado de “patente”. Em geral, esse nome é dado a todo um grupo de padrões - elásticos patenteados. Estas são várias variações de um padrão elástico usando fios. Imagine o quão popular seria o elástico inglês se desse nome a todo um grupo de padrões semelhantes.
Ao tricotar lenços, atenção especial deve ser dada às alças das bordas. Se você tricotar da maneira usual, sem tricotar o primeiro e tricotar o último tricô ou tricô, a orla ficará desleixada e solta. Para evitar que isso aconteça, você precisa selecionar não 2, mas 4 loops para os loops de borda. Por favor, leve isso em consideração ao recrutar.
Seleção de fios
Claro, você deve dar preferência aos fios de inverno, ou seja, com certo teor de lã natural na composição. É ideal que os fios contenham mohair: assim o produto, após o tratamento térmico úmido, ficará fofo e ainda mais quente. Dependendo da espessura ou, pelo contrário, do volume do produto que se deseja obter, é necessário escolher um fio de uma determinada espessura. Saiba que mesmo um fio fino e de boa composição (por exemplo, lã merino) ajudará a criar um produto bem quente.
Fios de diferentes espessuras, tipos de torção e composição ficarão diferentes no lenço acabado. O fio mesclado de lã com acrílico em sua composição costuma não ficar muito fofo, e o tecido acaba ficando mais volumoso. Já a adição de fibras naturais, embora não quentes (por exemplo, viscose ou seda), torna o produto final mais macio e liso.
O mohair, como falei antes, vai ajudar a deixar o lenço fofinho, o que só vai beneficiar suas características térmicas.A composição do fio pode ser muito diferente; alguns combinam lã merino, viscose, mohair e lurex. Pode-se dizer que a imaginação dos fabricantes de fios de tricô é ilimitada. Portanto, a escolha aqui é apenas sua.
Decidindo sobre um padrão
O elástico inglês em si, como padrão, não pode mudar, mas se você abordar a questão da escolha do fio ou de seu arranjo de forma criativa, o tecido será notavelmente diferente. Assim, por exemplo, escolhendo o fio melange para o processo criativo (quando o fio muda de cor ao longo do comprimento), você obterá uma tela com transições de cores.
Um lenço feito de cores diferentes também seria interessante. Podem ser listras ou formas geométricas. Um padrão jacquard em um elástico inglês não parecerá muito interessante. Uma opção especial é um elástico inglês bicolor. Cria uma tela listrada ao longo das fileiras, o que parece muito vantajoso.
Master class detalhada
Um lenço é um produto tricotado em carreiras giratórias. Se você tricotar em círculo, não se tornará um lenço, mas um laço. Para saber exatamente quantas voltas são necessárias para a largura do lenço que você planejou, recomendo fortemente que você faça uma amostra e faça uma OMC. Em seguida, montamos o número necessário de laçadas nas agulhas de tricô da maneira clássica.
- Coloque a linha de trabalho entre as duas primeiras alças de borda. O primeiro deles é jogado na agulha de tricô direita, o fio é enrolado no trabalho, o próximo laço é tricotado.
- Tricotamos a 1ª carreira de elástico inglês - 1 ponto frontal + laçada + retirar a laçada seguinte.
- No final da carreira (restam 2 pontos de orla), o fio é lançado para frente, o primeiro ponto dos pontos de orla é retirado e o último ponto é tricotado. Todas as orlas serão tricotadas conforme descrito no primeiro parágrafo e neste.
- A laçada frontal é tricotada com a laçada tricotada da última carreira + laçada + retirar a laçada liga. Se um número par de pontos foi inicialmente montado, todas as carreiras subsequentes serão tricotadas como no passo 3.
- Depois de tricotar o comprimento desejado, feche as alças. Para fazer isso, primeiro mude para um elástico normal 1*1. Retiramos a primeira orla (linha entre as orlas), depois tricotamos 2 pontos tricotados e 1 ponto purl. Depois disso, os pontos tricotados com laçadas da carreira anterior são tricotados com pontos tricotados e os pontos purl são tricotados com pontos purl. No final da carreira, a primeira das orlas é tricotada e a última é tricotada. Na carreira seguinte tricotamos 2 laçadas juntas, devolvendo o ponto resultante para a agulha de tricô esquerda, ao mesmo tempo tricotamos os pontos tricô com os pontos tricô e os pontos purl com os pontos purl.
Parece que o elástico inglês foi criado simplesmente para lenços. Este é um padrão frente e verso elegante, volumoso e bonito que permite tricotar um tecido elástico igual em ambos os lados. Mudando o tipo de fio e combinando-o a seu critério, você poderá criar um produto único que irá aquecê-lo perfeitamente no frio do inverno.