A moda relativamente recente de lenços enrolados de diferentes comprimentos (snoods) permaneceu por muito tempo nos guarda-roupas das tricoteiras. Este produto para a estação fria é muito confortável, funcional e tem um visual extremamente estiloso. Os snoods tricotados com elástico inglês ficam especialmente bons: o resultado é uma coisa macia, elástica e muito quente.
Características de tricotar um laço com elástico inglês
Snood costuma ser tricotado em redondo. Mas dependendo do efeito que queremos obter, também pode ser feito como um lenço normal, como se fosse ao longo da tela, costurando-o em círculo no final do trabalho. Será ainda mais fácil trabalhar assim, porque haverá menos laçadas nas agulhas de tricô do que no tricô redondo de baixo para cima.
Conselho! A propósito, você também pode fazer laços em fileiras rotativas - você obterá uma costura na parte de trás do produto. Por experiência própria, posso dizer que não atrairá muita atenção e alguns padrões ou cores alternadas serão mais fáceis de criar usando linhas rotativas.
Então, no padrão Goma inglesa o tricô longitudinal dá o efeito impressionante de linhas longitudinais em relevo dos pontos tricotados. Normalmente são tricotados desta forma laços bastante longos, que podem ser enrolados no pescoço em várias voltas. Assim, a costura que conecta o molde e a última borda não ficará visível. A principal vantagem do elástico patenteado é o mesmo padrão em ambos os lados. Para um laço longo, enrolado como um lenço, este é um ponto bastante importante.
Seleção de fios
Não há muito a dizer sobre a cor - ela é selecionada com base nas preferências da artesã, bem como na paleta de agasalhos com a qual se pretende usar a novidade recém-malhada. Em termos de composição, pessoalmente prefiro o fio de meia lã ao de lã pura, pois um produto tricotado com material natural cede muito e não é tão durável e fácil de cuidar. Para os adversários do acrílico, existem outras combinações: com algodão, viscose, seda.
Cada fio tem propriedades únicas, então escolha com base em quão macio e fofo você deseja que o produto seja. Acrílico irá adicionar rigidez, mohair irá adicionar maciez, seda e viscose irão adicionar suavidade.
A espessura do fio também é importante para o resultado final: quão quente ficará o laço, como ficará o padrão - tudo isso depende da espessura do fio. Quanto mais denso o fio, mais expressivo fica o canelado inglês. E é na hora de tricotar um laço que você pode escolher um fio mais grosso. Em geral, se a embalagem indica um comprimento de 100–300 m em 100 gramas, é isso que você precisa para o laço (quanto menos metros em 100 g, mais grosso é o fio).
Seleção de agulha de tricô
Tudo é simples aqui: dependendo do fio, escolhemos a espessura (ou número) das agulhas de tricô. O tamanho recomendado está sempre indicado na embalagem (etiqueta).Mas a artesã tem o direito de experimentar a ferramenta, além da densidade do tricô ser diferente para cada pessoa, então não há uma recomendação clara aqui e não pode haver. Mas é importante seguir as instruções do fabricante.
Dependendo do modelo de laço, você precisa escolher agulhas de tricô circulares ou retas. Quanto aos materiais com os quais são feitas as principais ferramentas dos tricoteiros, é difícil afirmar de forma inequívoca. Cada artesã escolhe sua opção preferida: aço polido ou pintado, madeira ou bambu.
Cálculo de loop
Não me canso de repetir a necessidade de tricotar um padrão. Embora, ao lançar laços com laço, errar alguns centímetros não seja um problema tão grande. Gostaria de ressaltar que as instruções na embalagem do fio quanto ao número de laçadas em um quadrado de 10 x 10 cm referem-se apenas ao ponto meia. Então tricote uma pequena amostra, faça uma OMC e calcule o número necessário de pontos para montar.
Importante! Vale a pena comprar um novelo sobressalente, pois se os fios adquiridos não forem suficientes para o produto, posteriormente você pode não adivinhar a tonalidade. Mesmo que você conheça o código de cores, isso não é garantia de que o fabricante não alterará levemente algumas características ao lançar o próximo lote. As sobras podem ser utilizadas para fios mesclados: combinando vários novelos adequados em dois ou três fios e criando um tecido exclusivo para outro laço ou chapéu.
Snood com elástico inglês de uma só vez
Claro que pode ser feito por analogia com o produto descrito acima, basta escolher um comprimento menor - cerca de 60 cm, mas há outra opção - tricotar em agulhas circulares de baixo para cima. O laço sairá com um padrão diferente e sem costura. Aqui é lançado um número par de loops, correspondente ao comprimento do produto, e mais um + 1 para fechar em círculo.A tecnologia de tricô será um pouco diferente devido ao trabalho redondo. Aconselho usar marcador para não perder o início da carreira.
- Primeiro - o primeiro ponto é retirado com um ponto alto duplo, ponto tricô.
- O segundo - um laço duplo é tricotado em purl, um único laço é removido com um crochê.
- Terceiro - retiramos o purl simples com um ponto alto duplo e tricotamos o tricô duplo.
- 4. Quarto - um ponto duplo é tricotado em tricô, um ponto único é removido com um ponto alto duplo. Até o final do produto alternamos as carreiras 3 e 4.
Na altura (largura) desejada do laço, feche as alças. Eles podem ser fechados mudando para uma costela 1*1 na última carreira; você pode simplesmente tricotar duas laçadas e laçar juntas de acordo com o padrão, retornando cada vez a laçada para a agulha de tricô esquerda.
O elástico inglês é muito bom para tricotar um laço. Este é um padrão volumoso de dupla face que permite criar uma peça versátil e quente. Ao usar diferentes fios e diferentes técnicas de tricô no mesmo padrão, você pode obter produtos completamente diferentes entre si.