Neste artigo, mostraremos como costurar em casa brinquedos baratos e incomuns, como fantoches de dedo. Esses brinquedos ocupam pouco espaço na bolsa, cativam a criança, são fáceis de usar e ajudam a manter o bebê ocupado durante a viagem.
Uma breve história dos fantoches de dedo
Os primeiros fantoches de dedo surgiram na época do Antigo Egito. Inicialmente, esses brinquedos incomuns serviam longe de ser uma função de entretenimento: serviam para apelar aos deuses com a ajuda de apresentações especiais de marionetes. Mais tarde, na Roma Antiga, apresentações semelhantes de fantoches de dedo foram encenadas para a educação e entretenimento das crianças. Já na Idade Média, os fantoches de dedo eram usados por artistas de rua e músicos viajantes para atrair o público. Mas os temas principais não eram os deuses antigos e seus elogios, mas sim peças, na maioria das vezes satíricas, ridicularizando as autoridades ou parodiando personalidades famosas.
O primeiro teatro de fantoches apareceu na Rússia em 1636 e, em 1700, com o apoio ativo de Pedro I, os primeiros artistas itinerantes começaram a vir ao Império Russo com suas apresentações. Com o tempo, os artesãos russos adotaram as tradições europeias e começaram a fazer bonecos: a nobreza se divertia com grandes bonecos com roupas luxuosas que podiam se mover com a ajuda de juntas especiais, e comerciantes, artesãos e camponeses pobres entretinham seus filhos com a ajuda de fantoches. O herói mais conhecido do teatro de dedos foi Petrushka, o principal contador de histórias e às vezes o herói atuante.
A história do personagem mais famoso do teatro de dedos
O personagem central de quase todos os espetáculos de marionetes era Petrushka. É sabido que o bobo da corte russo apareceu pela primeira vez nas praças russas no século XVII. O famoso viajante e cientista alemão Adam Olearius escreve sobre ele em suas notas. Às vezes, bufões se apresentavam e, em regiões mais pobres, eram encenados teatros de marionetes primitivos com enredos frívolos. Tais apresentações contaram com a presença não só de jovens, mas também de crianças pequenas, o que indignou muito o pedante alemão. Pelas anotações do cientista alemão, você pode descobrir que inicialmente Petrushka era um personagem negativo: ele encarnava todos os traços negativos e servia de alerta para os jovens. Na maioria das vezes, Salsa era dotada de traços faciais hipertrofiados: olhos grandes e nariz grande com uma protuberância expressiva. Além disso, Petrushka costumava ter pele escura. Já no século XVIII, Petrushka passou a atuar não no papel de um vilão bobo, mas no papel de um contador de histórias, a voz do autor. Ele imediatamente atraiu a atenção dos espectadores com seu traje brilhante, que geralmente consistia em calças marrons ou vermelhas, uma blusa escarlate e um chapéu vermelho, que lembra um bobo da corte.Às vezes Petrushka atuou como personagem principal que “viajou” e conheceu outros heróis com personagens diferentes. Não eram de forma alguma personagens de contos de fadas: as histórias mais populares eram sobre encontros com soldados, ciganos, médicos, a noiva de Salsa, policiais e até a própria Morte (o enredo tradicional diz que Salsa pode até derrotá-la). Na maioria das vezes, esses heróis não eram gentis com o andarilho, então Petrushka muitas vezes teve que lutar contra essa injustiça com a ajuda de sua inteligência e, às vezes, com a ajuda de seus punhos.
O que você precisa para costurar um fantoche de dedo
Os fantoches de dedo ainda são populares hoje em dia porque são fáceis de fazer, cabem facilmente até mesmo em uma bolsa pequena e podem manter a criança ocupada durante a viagem. Tudo depende da imaginação do titereiro principal e da sua capacidade de improvisar. Com a ajuda de brinquedos de dedo você pode não apenas entreter seu filho, mas também desenvolver suas habilidades motoras finas e imaginação.
Para costurar um fantoche de dedo você precisará de:
- materiais de costura (agulha, linha, tesoura, etc.)
- formato de dedo
- pedaços de feltro multicolorido
- decoração em forma de miçangas, lantejoulas ou botões
Padrão de costura passo a passo para um fantoche de dedo
Um esquema simples permite complementar e modificar os brinquedos, criando novos personagens. Costurar um fantoche de dedo não leva mais que dez minutos, mas você pode trabalhar na decoração para tornar a interação da criança mais interessante com o brinquedo.
- Use o modelo apresentado no artigo e recorte fragmentos do fantoche de feltro.
- Prenda as bordas com linha e forme o rosto do personagem. Olhos, nariz e lábios podem ser costurados separadamente ou desenhados com canetas hidrográficas ou tintas especiais para tecido.
- Decore seu fantoche adicionando detalhes de miçangas, strass grandes ou botões.