O padrão de diamante no círculo é a base do tricô. Utiliza um elástico tradicional 1x1, que consiste em alças cruzadas. É um padrão universal, pois cabe em qualquer roupa. Parece impressionante em punhos e golas. Tricotar um elástico cruzado é tão fácil quanto descascar peras, então até mesmo os iniciantes podem dominar o padrão.
Processo de tricô
Para fazer um padrão de diamante cruzado, você deve seguir o seguinte plano:
- Monte o número necessário de pontos nas agulhas de tricô.
- A primeira carreira é em ponto orla, alterne 1 ponto meia e 1 ponto liga.
- Quando a primeira carreira for tricotada, o tricô do próprio elástico começará a partir da segunda.
- Remova o primeiro laço da borda e cruze o segundo ponto purl. Para fazer isso, coloque o fio de trabalho abaixo do laço e, em seguida, faça-o.
- Para tricotar o próximo ponto tricô, você precisa pegar a segunda parede do laço uma linha abaixo com a agulha de tricô direita. Jogue-o na agulha de tricô esquerda.
- Tricotar as duas alças com a da frente atrás da segunda parede, como uma malha cruzada.
- Repita por analogia e, no final, tricote uma carreira com uma laçada.
- Tricotar todas as outras carreiras como a segunda.
Se as costas e a frente parecerem iguais, você fez tudo certo.
Que outros tipos de elásticos existem?
Além do padrão de diamante, você pode tricotar os seguintes elementos:
- Simples. O tipo de elástico mais comum, o tricô é considerado a base de todas as outras técnicas. Para criar um padrão, você precisa alternar os laços frontal e traseiro e vice-versa.
- Inglês. Esta é uma opção tradicional de tricô que pode ser encontrada em quase todos os produtos, como suéter, cachecol ou chapéu. Este elástico é perfeito para iniciantes dominarem as técnicas de tricô. A diferença entre o método inglês e os demais é o número ímpar de loops.
- Semi-Inglês. É semelhante em execução ao anterior. A única coisa que os distingue um do outro é um número par de loops. A primeira carreira é feita inteiramente alternando o fio e o ponto tricô. A segunda carreira envolve o tricô com ponto alto duplo da carreira anterior.
- Falso. Externamente, o elástico é parecido com o inglês, mas a técnica de tricô é completamente diferente. A peculiaridade do falso elástico é o baixo consumo de fio. Ao mesmo tempo, a textura não é tão densa e elástica. Isto é devido à baixa densidade do tricô.
- Dobro. Esse tipo de elástico também é chamado de oco, pois ao ser criado formam-se elementos semelhantes a colunas vazias. O elástico duplo mantém a sua forma perfeitamente. Encontrou aplicação na criação de golas, cintos e outras peças para as quais a elasticidade é importante.
- polonês. É utilizado no tricô de roupas infantis, pois não é denso e tem textura macia. Ao lançar loops, seu número deve ser dividido por 4.
- italiano. Este é um elemento decorativo que pode ser usado na criação de peças vazadas. Os elásticos italianos vão deixar qualquer peça mais festiva e elegante.
- italiano. Este elástico também é decorativo. Esta técnica de tricô é utilizada na confecção de um suéter ou cardigã, onde é necessário utilizar um acabamento volumoso.
- americano. Sua peculiaridade é o tricô justo. Usado para criar roupas quentes de inverno. O tecido resultante reterá perfeitamente o calor e não será expelido. Graças ao denso encordoamento das alças, o elástico recebe uma textura especial que protege perfeitamente do vento frio.
Cada uma das opções acima é usada ativamente para criar um ou outro tipo de roupa. Mas o elástico cruzado é um elemento universal, pois cabe em coisas de adultos e crianças. O processo de criação é o mais simples possível, mas parece interessante e incomum.