O decote em V é uma opção sempre atemporal e moderna. Permanece relevante em todas as temporadas. Esse tipo de decote não tem restrições rígidas de gênero: pode ser encontrado tanto em roupas masculinas quanto femininas. Também não tem um enquadramento claro de estilos: é utilizado por artesãs tanto em modelos sofisticados de noite como em modelos mais simples e até desportivos.
Como cortar os pontos corretamente ao fazer um decote em V
Você deve começar a tricotar dividindo todas as laçadas em duas partes iguais. Neste caso, se o número total de loops não for totalmente divisível por 2, o loop do meio deve ser fechado. A seguir, os loops fecharão uniformemente. Isso pode ser feito de duas maneiras:
- Atalho simples. Sua peculiaridade é que as alças fecham próximo à borda do pescoço. Para fazer isso, o laço da borda e o laço que o segue são tricotados juntos. O número total de loops diminui uma vez a cada 4 linhas.
- Abreviatura complexa. Nesses casos, os loops são fechados uma vez a cada 8 linhas. À direita, tricotar até o final da carreira no padrão usual, deixando as 6 laçadas finais: tricotar 3 laçadas juntas, 2 laçadas elásticas semi-patentes e uma laçada de borda. Para o lado esquerdo do decote, transfira a alça da borda para uma agulha de trabalho e tricote 2 alças com um elástico semi-patente. Em seguida, solte 1 laçada, tricote duas como uma e puxe a primeira por elas.
Para formar a frente direita, tricote os 2 últimos pontos juntos como um ponto tricô.
Para o lado esquerdo da gola, a primeira laçada é solta em ponto tricô, a segunda é tricotada e puxada pela primeira. Acontece que os laços são tricotados em ângulo. A seguir, o tricô continua de acordo com o padrão selecionado.
Esta opção não funcionará se o padrão for um elástico patente ou semi-patente, pois o encurtamento dos laços ocorrerá tanto na frente quanto nos laços purl.
Diminuir com loops perceptíveis
Este método é mais conveniente, pois depois será mais fácil montar laçadas para amarração do tricô. Nesta opção, os laços separados por vários laços da borda do recorte são fechados.
Para o lado direito, deixe as últimas 4 voltas em cada quarta carreira. Destes, tricotar 2 laçadas juntas como ponto tricô, 1 ponto tricô e 1 laçada de borda.
O bisel esquerdo do decote começa com 1 orla e alça frontal. As 2 laçadas seguintes são tricotadas juntas: a primeira laçada é largada como um ponto tricô, a segunda é tricotada e puxada pela primeira.
A segunda opção de diminuições também pode funcionar como desenho decorativo. Devido ao recuo da borda, um caminho inclinado é formado. Para fazer isso, primeiro os dois laços são tricotados juntos com uma inclinação, conforme descrito acima, e só então os dois laços que os seguem são tricotados.
Acabamento para decote em V
Existem várias opções para projetar um recorte. A opção mais simples é tricotar com elástico: tricô 1 * tricô 1. Para isso, faça laçadas ao longo da borda da gola nas agulhas de tricô circulares e tricote um elástico sobre elas. No início das carreiras pares, adicione 1 ponto. Alcançada a largura desejada da encadernação, feche todas as laçadas e costure as pontas como mostra a foto.
Para formar uma amarração simétrica, os laços precisam ser reduzidos no meio da frente. Também é tricotado alternando 1 ponto liga e 1 ponto tricô. Em carreiras pares antes do meio, tricotar os dois últimos pontos juntos.
A encadernação também pode ser feita com elástico 2*2. Nesta situação, a frente central será composta por dois pontos tricotados. Em cada segunda carreira, deixe 1 ponto à frente dos dois pontos do meio. Tricotá-los juntos com ponto tricô. Tricotar as próximas duas laçadas com inclinação para a esquerda.
Ao tricotar encadernação para tecido com padrão em relevo, é importante que as bordas sejam processadas da forma mais discreta possível. Nas circulares montar as alças e tricotar 1 carreira com elástico 1*1, depois fechar todas.