No tricô, o canelado é o elemento utilizado para decorar punhos, golas e bordas inferiores das roupas. Existem muitas técnicas para a confecção de elásticos, cada uma utilizada para um produto específico e selecionada levando em consideração as fantasias e preferências pessoais da artesã. Vamos descobrir como são chamadas as variedades mais populares e como ficam na foto.
Falso
Externamente lembra um pouco o inglês, mas é tricotado de uma forma completamente diferente. Este elástico é feito de acordo com o seguinte padrão: 3 pontos tricô, 1 ponto tricô, 2 pontos tricô, 1 ponto tricô, 1 ponto tricô. Esse elástico tem muitas vantagens, inclusive o consumo lento do fio. Mas não se esqueça que o produto acaba não sendo tão elástico e denso.
polonês
De textura macia e não muito densa, é ideal para criar peças infantis. A principal condição que os tricotadores devem cumprir é que o número de pontos seja divisível por 4. O tricô requer a seguinte ordem: 1 tricô, 1 tricô, 1 tricô, 2 tricô e 2 tricô. Finalize o tricô com ponto tricô.
Francês
Uma variedade decorativa adequada para decorar produtos perfurados. Para conseguir esse padrão, você precisa tricotar a primeira carreira com um elástico 2*2 e deslocar a segunda carreira: tricô, tricô 2 e tricô novamente.
americano
Utilizado para tricotar produtos densos e quentes. A tela criada com esta técnica retém muito bem o calor e não explode. Método de tricô: a primeira carreira envolve a alternância de 1 malha, 2 malhas, e a segunda alterna 1 malha, laçada e 2 malhas, tricotadas na laçada anterior.
canadense
O número de voltas neste elástico deve ser múltiplo de 3. Esta é uma forma popular e difundida de decoração de roupas e outros produtos entre tricotadores de todo o mundo. Para criar um elástico canadense, você precisa tricotar: 1 tricô e 2 tricô, e vice-versa - 2 tricô, 1 tricô, na terceira carreira - 1 tricô, 1 tricô, esticando entre as alças, e 2 tricô.
Para manter o elástico bonito e durável, não aperte as alças durante o tricô. Além disso, é preciso estar atento à qualidade do fio: disso depende metade do sucesso de todo o processo. Além disso, nem todos os fios são adequados para elásticos.