As sacolas de malha não são apenas elegantes e práticas, mas também fáceis de fazer, mesmo para quem está começando a jornada do tricô. Hoje veremos em detalhes como fazer um shopper de crochê.
Materiais e ferramentas
Para tricotar um shopper você precisará de:
- Gancho. O tamanho é selecionado com base no tipo de fio. Normalmente, ganchos de 3,5 a 4,5 mm são usados para esse tipo de trabalho.
- Fio. Você pode usar tanto materiais naturais (algodão, linho) quanto mistos ou sintéticos. É importante que seja forte o suficiente.
- Marcadores de tricô (se disponíveis).
- Tesoura.
Urdiduras de tricô
Antes de começar a trabalhar, decida o tamanho do seu futuro comprador. O tamanho médio de uma bolsa é 35x40 cm, observe que uma bolsa de malha tende a esticar, principalmente se estiver cheia de coisas pesadas, por isso não deve ser muito grande.
- Primeiro tricotamos o fundo da bolsa. Comece tricotando uma corrente de pontos corrente. O número de voltas depende da largura desejada do fundo da bolsa.Por exemplo, se a largura do fundo da bolsa for 10 cm, é necessário tricotar uma corrente igual a esse tamanho.
- Em seguida, tricotamos uma carreira de pontos baixos ao longo de todo o comprimento da corrente.
- Para deixar o fundo da bolsa retangular, continue tricotando no sentido oposto, virando o tricô.
- Continue tricotando até que a parte inferior atinja a largura desejada.
Paredes de tricô
Depois que o fundo da bolsa estiver pronto, você poderá tricotar as paredes. Aqui você já pode se permitir a liberdade criativa e tricotar com o padrão que quiser.
- A primeira linha das paredes do saco começa com pontos de crochê simples ao longo da borda inferior.
- Você tricota as próximas linhas de acordo com o padrão selecionado. Pode ser uma “coluna em relevo”, “quadrado da vovó”, “rabo de cavalo” ou qualquer outro padrão ao seu gosto. Se você é iniciante, tente escolher padrões mais simples.
- Continue tricotando as paredes até a altura desejada da bolsa.
- Tricotar a última fileira de paredes com pontos simples para fortalecer a bolsa.
Alças de tricô
As alças da bolsa podem ter comprimentos diferentes, dependendo de como você prefere carregá-la. Algumas pessoas preferem alças curtas para poder carregar a bolsa nas mãos, outras preferem alças longas para pendurar a bolsa no ombro.
- Escolha um local onde ficarão as alças e deixe um espaço neste local sem tricotar várias laçadas. Estes serão os “buracos” para as alças.
- Na carreira seguinte, tricotar esses furos com pontos baixos.
- Repita este processo quantas vezes achar necessário para obter um comprimento de cabo confortável.
- Quando as alças estiverem prontas, finalize a carreira com pontos baixos.
Estágio final
Agora só falta “fazer as malas”. Se você tricotou a bolsa em carreiras circulares, não conseguiu costura e pode pular esta etapa.Se tiver uma costura, terá que costurá-la com cuidado.
Isso conclui nossa master class sobre o tema “como fazer uma sacola de compras para iniciantes”. Esperamos que você goste e possa criar sua própria bolsa de malha exclusiva!