O decote barco é uma ótima opção para decorar uma peça de malha que valoriza a feminilidade e a ternura de sua dona. Mesmo independente do fio utilizado no projeto (lã, algodão ou seda), o produto ainda ficará muito delicado, com um toque de paixão e provocação. E tudo graças a esse recorte. Dependendo da profundidade do “barco”, o produto pode ser muito modesto e adequado ao mais rígido código de vestimenta de escritório, e muito provocante, adequado para vestidos de noite e trajes de clube.
Este formato de decote é perfeito para mulheres (meninas) com ombros estreitos. O barco os expande visualmente. Além disso, quem tem quadris curvilíneos pode usar moletons com um decote tão interessante, pois o barco vai equilibrar visualmente a figura. Mas vale lembrar que o estilo barco encurta visualmente o pescoço, por isso mulheres com pescoço curto e rosto redondo/oval devem evitá-lo. Este decote é mais adequado para mulheres com rosto em formato de triângulo ou diamante.
Como fazer esse corte? Vejamos sua implementação usando um jumper simples como exemplo.
Obrigatório:
- Fio 700 gramas;
- Agulhas retas nº 3;
- Agulha para montagem do produto;
- Padrão do produto acabado, alfinetes, tesouras;
- Padrão básico: canelado inglês, 1 malha liga e 1 malha meia.
O desenho mais simples de um produto com decote barco, com base no qual se considerou a implementação deste tipo de decote.
Progresso de trabalho
Montamos 100 (110) laçadas e confeccionamos o produto de acordo com o padrão com o padrão principal. Para criar uma cava, a 20 centímetros do “início”, você precisa iniciar uma diminuição suave nas alças (1 de cada lado). A seguir tricotamos mais 40 centímetros e fechamos as alças.
Para as mangas, monte 48 (50) pontos e costure o tecido com o padrão principal estritamente de acordo com o padrão. Sem aumentar, tricotar 25 carreiras. Em seguida, adicione um loop de cada lado. Continue tricotando até obter 44 (46) centímetros do início do tricô. Em seguida, diminua 2 pontos a cada 4 carreiras. Após 59 (61) centímetros, feche todas as alças.
Existem várias opções para criar um decote barco:
- O decote não sai. Portanto, é uma linha reta simples em ambos os lados do produto. Para deixar esse produto mais interessante, ele pode ser decorado com renda (com gancho ou pronto na máquina) ou com uma fita larga. Algumas artesãs recomendam que para que essa borda do produto dure mais, é necessário costurar um elástico fino no verso. Assim haverá uma leve compactação por dentro e a borda esticará bem menos.
- A linha dos ombros é dividida ao meio, mas o decote não é tricotado nem na frente nem nas costas.Neste caso, o melhor é decorá-lo com renda e fazer um pequeno forro no decote para aumentar a resistência e durabilidade do produto.
Montagem do produto
A parte mais importante. Umedeça levemente todas as peças e estique-as em padrões pré-preparados. Deixe secar naturalmente. É muito importante não pular esta etapa, pois se você tratar de maneira descuidada, vários defeitos poderão surgir no processo posterior de uso. Após a secagem é necessário fortalecer o decote (se desejar). Para fazer isso, corte um elástico fino e plano ou um pequeno pedaço de material denso. E então é cuidadosamente costurado na parte frontal do produto. Em seguida, você precisa costurar o suéter ao longo dos ombros e nas costuras laterais. O próximo passo é costurar a manga.
A última etapa, realizada a pedido da artesã, é a decoração do produto acabado. O suéter pode ser complementado com diversos bordados, fitas, miçangas, apliques volumosos ou planos, etc. Só isso, o produto está pronto.