Jogando fora seus chinelos velhos? Melhor dar-lhes um upgrade!

Há alguns meses, joguei fora meus chinelos favoritos. Eram confortáveis, feitos de bom material e não eram baratos. Porém, não consegui comprar novos: lojas e mercados estavam fechados devido à pandemia. O que encontrava nas prateleiras das redes de supermercados não atendia às minhas necessidades. O fato é que não suporto pelúcias sintéticas e prefiro um “nariz” aberto.

Recentemente, enquanto limpava a varanda, encontrei alguns chinelos velhos e resolvi atualizá-los.

Como revivi chinelos velhos

Em primeiro lugar, examinei-os cuidadosamente, avaliei as suas vantagens e desvantagens. A única vantagem foi a única. Todo o resto: material sintético coletor de poeira e tampa fechada - minha antitendência pessoal - além de uma aparência inutilizável. Mesmo assim, decidi que não gastaria um centavo em chinelos novos.

O que foi útil para o trabalho

Acontece que tudo que eu precisava estava nas minhas “caixas”, a saber:

  1. Sobras de jeans velhos (meu material preferido para confecção: grosso, mas respirável).
  2. Faca e tesoura de papelaria.
  3. Agulhas (regulares e cerzidas).
  4. Linhas, linha de pesca fina, propileno.
  5. Máquina de costura.

A transformação durou cerca de três horas (com intervalos). Agora posso compartilhar minha experiência de trabalho passo a passo.

chinelos

@textile-pt.techinfus.com

Etapa um: “dissecação” e classificação

Primeiro você precisa arrancar os chinelos velhos. Isso pode ser feito convenientemente com uma faca de papelaria. O “kit” incluía:

  • único;
  • palmilha de papelão;
  • calcanhar feito de espuma de borracha fina;
  • palmilha em tecido;
  • a parte superior do tênis.

Após a conclusão da “abertura”, tudo, exceto o primeiro “ingrediente”, pode ser jogado fora.

desmontando chinelos velhos

@textile-pt.techinfus.com

Etapa dois: corte e montagem

Fabricamos palmilhas de ganga. Primeiramente aplicamos as solas lavadas e secas com a parte externa voltada para o avesso do tecido. Em seguida, traçamos com uma caneta e recortamos os espaços em branco com uma tesoura. É melhor processar imediatamente as bordas em círculo com zigue-zague ou overloque para que não se esfarelem. E por fim, costuramos as palmilhas na sola com uma linha de pesca fina enfiada em uma agulha. Usamos buracos antigos para isso.

palmilhas jeans

@textile-pt.techinfus.com

Importante! Do lado de fora da sola, paralelo ao contorno, existe uma pequena “ranhura”, dentro da qual estão localizados todos os furos. A linha com a qual as peças são costuradas fica embutida nesta ranhura e não se desgasta com o atrito.

solas

@textile-pt.techinfus.com

Modele a parte de cima: recorte retângulos de jeans e dobre-os ao meio, com o corte voltado para você. Experimentamos essa borda aproximadamente no meio do pé e cortamos o excesso nas laterais. Com um tamanho de perna de 36–37, minha largura acabou sendo 18 cm, altura – 12 (se desdobrada – 24).

Dobre a borda frontal alguns centímetros para longe de você e costure no meio. Deve ser justo para que seja confortável inserir o pé. Eu baguncei um pouco a borda dobrada.Depois, da curva em direção aos dedos, cortamos o tecido, pois ali o pé se estreita. Por fora reduzi 3 cm (o arredondamento fica por conta do formato da sola), e por dentro – 2. Costuramos um zigue-zague em três lados no sentido das setas (bordas laterais e meio da dobra) .

parte superior dos chinelos

@textile-pt.techinfus.com

Costuramos o topo - usando a mesma linha de pesca, nos mesmos furos (com mais frequência) - começando pelo meio.

chinelos jeans

@textile-pt.techinfus.com

Etapa três: acabamento

Em geral, os chinelos estão prontos, mas devem ser embainhados em círculo. Caso contrário, as bordas da palmilha dobrarão para dentro e prejudicarão a aparência. Para o processamento usei polipropileno dobrado ao meio e agulha de cerzir.

tênis restaurados

@textile-pt.techinfus.com

Assim que terminei o bordado, minha filha experimentou os chinelos e decidiu que combinavam melhor com ela. Você terá que doar e fazer mais por si mesmo. Meu marido também gostou e pediu os mesmos. Então, tenho algo para fazer no próximo fim de semana.

Por falar nisso! Vou tentar melhorar os chinelos. Por exemplo, insira uma palmilha de feltro no interior para maior suavidade e calor. Se tiver tempo e vontade, o top pode ser decorado com bordados (não para o seu marido, claro).

Você ainda está jogando fora chinelos velhos? Ora, se existe a oportunidade de não gastar dinheiro em novos e até mesmo de se livrar de restos desnecessários. Fiz minha escolha e, com algum esforço, recebi gratuitamente chinelos de interior duráveis ​​e respiráveis. E para vocês, queridos leitores, desejo sucesso em sua criatividade.

Críticas e comentários
E Elena:

Bom trabalho! Muito bom trabalho. Há um outro lado das coisas feitas/refeitas com as próprias mãos: aquecem não só o corpo, mas também a alma. São esses pequenos momentos que tornam um lar, uma família aconchegante e não institucional. Cada vez que você veste tal coisa, você sente o carinho e o carinho de uma pessoa querida.

COM Glória:

É bom quando você tem costureiras espertas, mas devolver chinelos por 100 rublos não é respeitar a si mesmo.

Materiais

Cortinas

Pano