Muitos de nós já experimentamos decepções mais de uma vez depois de experimentar algo que gostamos em uma loja. E o tamanho parece estar certo e a qualidade é boa, mas algo está errado. Às vezes as mangas são curtas, às vezes o peito é justo, às vezes os ombros são largos, às vezes a gola é bufante. Isso ocorre porque cada pessoa possui parâmetros individuais, que muitas vezes não coincidem com os padrões geralmente aceitos.
O que é um padrão e por que é necessário?
Um padrão (para modelos simples também são utilizados os termos “padrão” e “modelo”) é um desenho das partes do produto, que serão então costuradas, tricotadas ou montadas de alguma outra forma.
A presença de um padrão permite:
- acelerar o processo de corte, por exemplo, na produção xadrez de retalhos;
- garantir o ajuste ideal das roupas à sua figura.
Padrão para roupas: é possível ficar sem ele?
Para toalhas, roupas de cama e outras peças de corte retangular, costureiras experientes só precisam cortar o comprimento e a largura necessários do tecido, levando em consideração a margem de costura. Com roupas é um pouco mais complicado.O corpo possui curvas naturais que precisam ser levadas em consideração.
O padrão básico é projetado para tamanhos médios padrão. Geralmente é usado para costurar roupas para o mercado de massa. Na alfaiataria individual, é adaptado para cada cliente específico ou um molde é criado em uma única cópia. O desenho geralmente é feito em papel grosso. O papel milimetrado é ideal para esses fins.
Muitas vezes você pode ficar sem padrões no caso de peças de malha. Com base nos diagramas, cálculo dos laços e ajustes durante o processo de criação, são tricotados:
- chapéus e lenços;
- meias e leggings;
- luvas e luvas;
- saias;
- suéteres, jumpers e outros “tops” com mangas raglan.
Além disso, sem a ajuda dele, você pode costurar uma saia com elástico e alguns modelos de roupas grandes.
Para quais itens é necessário um padrão?
É necessário para quase todas as roupas que precisam ser costuradas. Graças a cálculos precisos, uma blusa, calça ou blazer caberá no cliente como uma luva, eliminando apertos ou flacidez desnecessários.
O padrão também é necessário para peças de malha com mangas costuradas. São confeccionados em partes separadas (costas, prateleiras, mangas). As golas são confeccionadas separadamente (costuradas) ou “fixadas” nas prateleiras (malha maciça).
A diferença entre um padrão de costura e um padrão de tricô
Eles são construídos de acordo com o mesmo algoritmo: são feitas medições e depois é feito um desenho. Porém, o tecido tricotado é mais elástico e estica com mais facilidade, por isso são permitidas simplificações nos desenhos na hora de determinar a profundidade da dobra, traçando a linha da cava e da lateral. Além disso, padrões para produtos de malha:
- feito sem costura;
- possuem marcas nos locais de aumentos e linhas de ângulos calculados;
- acompanhado de diagramas e descrições.
Por falar nisso! Os padrões de tricô não são recortados, pois a parte tricotada é aplicada periodicamente ao padrão. Além disso, são melhor armazenados nesta forma.
Um padrão individual sempre fornece um resultado ideal?
Infelizmente, nem tudo depende da precisão dos desenhos. Não se deve ignorar o fato de que as roupas, mesmo as que caem bem, nem sempre podem enfeitar uma determinada pessoa. Pode simplesmente não ser o estilo dele. Por exemplo, Diferentes estilos de vestido combinam com diferentes tipos de figuras femininas. Você também deve selecionar cuidadosamente seu guarda-roupa:
- gordo ou muito magro;
- pessoas baixas ou altas.
Se suas dimensões “caberem” em um dos tamanhos padrão, você pode se considerar com sorte. Depois de algumas experiências, você poderá encontrar a roupa certa para você na loja. Se você tem uma figura com “características especiais”, não se apresse em esconder as falhas com a ajuda de modelos indefinidos e disformes. Tente encontrar um bom alfaiate que preste atenção em cada curva do seu corpo. Se você tiver tempo e vontade, domine a arte de cortar, costurar e tricotar para estar sempre na moda e bonita.