Hardanger de malha: padrão de bordado, padrão e descrição passo a passo

2020-05-17_12-14-39

shafa.ua

O bordado pela técnica Hardanger é reconhecido como uma das técnicas mais antigas da arte do bordado. Segundo algumas fontes, o local de sua origem é o Egito Antigo, mas não há informações confiáveis ​​sobre o surgimento dos primeiros trabalhos nesta técnica. Quanto ao nome Hardanger, esta palavra tem raízes escandinavas características. A Noruega é famosa pela baía de mesmo nome, reconhecida como a mais longa do planeta. As origens do nome norueguês remontam ao século XVII. Nessa época, as técnicas de bordado começaram a se desenvolver ativamente. As mulheres usavam-no para decorar vestidos de noiva e trajes nacionais.

Hardanger é um bordado que possui um elemento distintivo brilhante - uma estrela com oito pontas. Um símbolo semelhante é inerente aos produtos de malha indianos. Mas, apesar disso, esta técnica é considerada norueguesa em todo o mundo.

O pico de popularidade da tecnologia ocorreu durante o século XX. Com sua ajuda, foram criados tecidos decorativos e materiais de estofamento exclusivos.O bordado Hardanger é ideal para decorar roupas de cama, cortinas e toalhas de mesa.

Para que é usado o bordado escandinavo?

A chave para o sucesso na criação de uma obra-prima é a base certa. Na técnica Hardanger, os padrões indicam a necessidade de usar uma urdidura com trama uniforme. Isso se explica pela necessidade de cortar os fios principais durante o bordado. A tela padrão não funcionará. É aconselhável escolher tecidos com contagem não pequena. O tamanho ideal da tela é de 24 a 29. O processo de bordar em materiais com índice menor é mais trabalhoso. Será difícil cortar a linha principal.

A melhor opção para o trabalho é a base de algodão. A desvantagem do linho é a heterogeneidade de sua estrutura. Devido a isso, os elementos do desenho podem ser deformados, assim como toda a imagem como um todo.

Esta técnica pertence à classe dos bordados contados. A artesã precisa calcular cuidadosamente as células do material base. Esta é a única maneira de obter um padrão uniforme. Para trabalhar com telas extremamente finas, você precisará de uma lupa. Isso o ajudará a contar a trama dos fios e a examinar cuidadosamente as células do tecido.

Hardanger - padrões de bordado, o que você precisa para trabalhar

179492647

shafa.ua

Outro passo importante é a escolha do material base. A qualidade do fio depende muito do resultado do trabalho. Os especialistas recomendam examinar mais de perto as seguintes opções:

  1. Finka Perle.
  2. Rendeira.
  3. Íris.

Para funcionar, você precisará de dois tipos de threads. Alguns devem ser ligeiramente mais grossos que outros. A base é bordada com um fio mais fino e um fio mais grosso é usado para criar uma decoração vazada. As costureiras modernas costumam usar outros tipos de fios. Produtos feitos de multicolor e melange parecem originais. Para detalhes em ponto de cetim, o fio dental familiar é adequado.O uso de fios metálicos é ideal para bordados elegantes.

Se o desenho envolve o uso de miçangas para corte vazado, é melhor dar preferência ao tamanho médio das miçangas, por exemplo, número onze ou dez.

A técnica utiliza agulhas de bordado. A tesoura deve ter pontas finas e afiadas. Algumas artesãs acham mais conveniente trabalhar com bastidor. Para fixar o forro, é utilizada uma tela adesiva.

 

Críticas e comentários

Materiais

Cortinas

Pano