Cada um de nós pode aprender a fazer ponto cruz na tela. Claro, tudo não acontece de uma vez. A capacidade de bordar imagens enormes vem com a experiência, mas você sempre precisa começar aos poucos. Neste artigo, diremos o que você precisa para se preparar para o trabalho. Os iniciantes aprenderão sobre os tipos mais populares de ponto cruz e também como deixar o bordado realmente lindo.
Como fazer ponto cruz em tela
Existe um mito de que esse tipo de bordado é mais um hobby e é dominado por quem tem muito tempo livre. Apressamo-nos em destruir este estereótipo. O ponto cruz é uma verdadeira arte e um trabalho meticuloso. Mas que resultado! Se você dominar esse ofício, poderá criar pinturas de incrível beleza.
O que você vai precisar
Em primeiro lugar, vá até a loja para comprar materiais de bordado. Hoje são vendidos kits especiais, que incluem tela, linha e estampa. Isto é, claro, mais conveniente: você pode comprar o esquema mais simples possível (procure conjuntos para crianças ou para iniciantes) e praticar nele.Este tipo de bordado é barato e não requer nenhum conhecimento especial.
Importante! Compre conjuntos com padrões brilhantes e muitos fios contrastantes. Se você fizer bordados com diversas variedades da mesma cor, será difícil trabalhar: os tons podem ser facilmente misturados e o desenho pode não funcionar.
Normalmente o conjunto inclui:
- padrão de bordado;
- instruções;
- tela;
- um conjunto de tópicos;
- uma ou mais agulhas de tapeçaria (é melhor comprar um conjunto na loja).
Esta é uma composição condicional, cada conjunto contém um conjunto diferente de itens para bordar.
Além do conjunto, é preciso comprar um bastidor e uma tesoura em uma loja de artesanato.
Você também pode precisar dos seguintes acessórios:
- marcadores;
- molduras e grampos para eles.
No entanto, você pode prescindir desses dispositivos: eles são usados para facilitar o trabalho.
Costureiras experientes podem desenhar diagramas por conta própria. Você provavelmente também chegará a isso com o tempo. Neste caso, todos os materiais são adquiridos não em conjunto, mas separadamente.
Preparando-se para o trabalho
Não dá para simplesmente abrir o kit, tirar a tela e sentar para bordar. Você deve se preparar para o trabalho:
- Se quiser lavar a tela, faça-o antes e não depois de terminar o trabalho. O tecido pode encolher após a lavagem.
- As bordas de alguns tecidos estão desgastadas. Para evitar isso, trate-os com cola especial ou costure com linha.
- Bordar com bastidor é muito mais fácil do que sem ele. Você não deve poupar dinheiro com esta ferramenta. Quanto melhores forem os dedos, mais fácil será trabalhar e melhor será o resultado.
Os conjuntos são diferentes. Uma opção é que o padrão já esteja aplicado no tecido, então você pode começar a bordar imediatamente. A segunda é quando o diagrama está no papel, mas é mais difícil, pois primeiro é preciso entender os símbolos esquemáticos dos fios e depois transferir a imagem para o tecido.
A tela é convencionalmente dividida em quadrados. Uma cruz é um quadrado.
Como prender os fios à tela no início e no final do trabalho
Você pode fazer os nós usuais no verso do bordado, mas artesãs experientes não fazem isso. Os nós apertam o tecido - por isso o trabalho não fica tão perfeito quanto gostaríamos. Portanto, é melhor aprender imediatamente outras formas de fixar os fios. Eles são simples.
Assim, no início do trabalho, o fio pode ser preso com um laço. Para fazer isso, puxe a agulha e passe a linha por um quadrado. Então você precisa pegar a agulha. Você obterá um fio esticado em um quadrado. Tudo o que você precisa fazer é inserir as duas pontas no buraco da agulha e começar a trabalhar.
Ao final, deve-se passar a linha por várias cruzes costuradas na parte frontal da tela (não mais que dez células) e cortá-la.
Se um nó for inevitável, tome cuidado para não puxar a linha com muita força e certifique-se de que o desenho não fique deformado. Todos os nós devem ser feitos do lado avesso.
Fazendo uma única cruz
Existem muitas opções de cruzamentos. Falaremos sobre os mais populares e começaremos com uma simples cruz.
Esta é a base do básico, uma versão tradicional do bordado. Uma única cruz é feita colocando dois pontos idênticos um sobre o outro.
O algoritmo é o seguinte:
- Trazemos a agulha do lado avesso para a frente. Importante: do lado avesso é necessário deixar uma cauda de 8 a 10 cm de comprimento.
- Trabalhamos em um quadrado de tela. Do canto inferior esquerdo da frente você precisa fazer um ponto no canto superior direito. Você obterá um ponto diagonal dentro de um quadrado de tela.
- No lado avesso, mova a agulha e a linha para o canto inferior direito e puxe-a para a frente.
- Faça um ponto no canto superior esquerdo.
Se tudo for feito corretamente, você obterá uma cruz perfeita. Fazemos o mesmo com os demais quadrados da tela, movendo-nos de acordo com o diagrama.
Bordar em fileiras de cruzes
O método é semelhante ao anterior. Primeiro fazemos uma série de pontos diagonais da direita para a esquerda. A agulha olha para baixo.
Terminada a carreira, completamos fazendo um ponto cruz. Em seguida, voltamos e fazemos cruzes.
Cruz dupla face
Fazemos a primeira carreira com pontos diagonais em um quadrado. Chegamos ao final da linha e “voltamos”. Nós nos movemos na mesma sequência. O resultado deve ser cruzes completas localizadas entre quadrados com pontos diagonais. Então fazemos cruzes nessas células que faltam.
Cruz eslava de vime
Você precisa se mover da esquerda para a direita. À primeira vista parece que fazer tal cruz é difícil, mas não é assim. Basta tentar uma vez para entender como o fio se move. O processo posterior será fácil.
Instruções:
- Faça um ponto longo na verificação, do canto inferior de um quadrado até o canto superior do outro.
- No lado avesso, desenhamos um fio até o canto inferior da célula que chegamos como resultado da primeira etapa.
- Passamos o fio para a frente e fazemos uma costura diagonal de fechamento no canto superior da gaiola.
- No lado avesso, mova a agulha para o canto inferior oposto da gaiola e enfie-a na frente.
- Faça um longo ponto diagonal no canto superior através da verificação (como na primeira etapa).
- A última etapa é desenhar o fio até o canto superior da mesma célula. Você deveria pegar outra cruz.
O que considerar para deixar o bordado bonito
Cada tipo de bordado tem segredos, sem saber quais não será possível fazer o trabalho com perfeição. O bordado não é exceção.
Para tornar agradável o resultado desse trabalho meticuloso, é preciso levar em consideração muitas nuances:
- Todas as linhas devem estar voltadas para a mesma direção.Se você começou a bordar da esquerda para a direita, continue até o final do trabalho.
- Quanto menos experiência, mais simples devem ser os esquemas. Claro, você pode imediatamente focar em uma pintura luxuosa, gastar dinheiro (e esses conjuntos não são baratos) e jogar o bordado no canto mais distante, porque é difícil. Mas você não precisa desse resultado, certo? Para treinar, compre conjuntos com no máximo quatro cores.
- É mais conveniente começar a trabalhar com cores escuras.
- Faça nós como último recurso, por exemplo, se você esqueceu de deixar um rabo. O ideal é deixar as pontas e escondê-las entre os pontos do lado avesso quando o trabalho terminar, ou prendê-las das formas discutidas acima.
- A agulha deve ser posicionada verticalmente em relação à tela. A ponta aponta para cima ou para baixo, mas não para o lado!
- Uma cruz é um quadrado.
- Certifique-se de que a agulha tenha sempre um número par de linhas.
- Não desperdice dinheiro com aros. Quanto maior a qualidade, mais preciso será o bordado. É melhor comprar aros de madeira do que de plástico.
- Não comece a trabalhar no meio do padrão: é muito fácil ficar confuso no padrão.
Por fim, lembre-se: tudo dará certo para quem tentar. Não desista se algo der errado, todo mundo comete erros. O bordado é uma atividade interessante e você entenderá quando aprender.
Instrução em vídeo