Bordado mexicano: diagrama, padrão e descrição passo a passo

ec494726-5094-4886-ace7-1d1be36723ca

Creativecommons.org

Bordados mexicanos brilhantes vão agradar a quem não tem medo de experimentar e prefere roupas étnicas. Neste material você aprenderá de onde veio o bordado mexicano, e também forneceremos instruções passo a passo de como criar um produto com bordado mexicano se você for uma bordadeira iniciante. No final do artigo você encontrará exemplos de trabalhos neste estilo e exemplos de opções interessantes de bordados.

Como é o bordado mexicano?

O bordado mexicano é um bordado multicolorido de cores vivas com pontos grandes. Os temas centrais do bordado tradicional mexicano são arranjos florais e animais. Na maioria das vezes, o bordado mexicano envolve desenhos simétricos e padrões gráficos brilhantes, mas as bordadeiras modernas muitas vezes se desviam do cânone e executam, por exemplo, desenhos assimétricos.

História do bordado mexicano

A tradição do bordado mexicano originou-se na época pré-colonial, quando os principais habitantes deste território da América moderna eram os índios. Dependendo da região, o bordado tinha características próprias e diferenças de cores, padrões e grau de saturação de cores. Assim, os produtos mais brilhantes foram encontrados no sul e centro do México.

O bordado mexicano tem outros nomes: “otomi” e “tenango”. A palavra “Otomi” está em consonância com a tribo mexicana, cujas artesãs criaram esta técnica de bordado original e inusitada. Essa habilidade ainda é transmitida de geração em geração. Tenango é o nome da zona onde se originou esta invulgar tradição de bordado. Acredita-se que uma nova rodada de nascimento do bordado mexicano começou na difícil década de 1960, quando uma forte seca atingiu a cidade de Tenango e seus arredores, destruindo quase todas as colheitas dos habitantes, que antes viviam apenas da agricultura. Para não morrerem de fome, as mulheres da tribo decidiram colocar à venda seus bordados, que (inesperadamente para os próprios herdeiros da tradição) começaram a ser procurados. Primeiro, todas as coisas antigas foram compradas de volta e depois as bordadeiras mexicanas começaram a receber encomendas para decorar vestidos, almofadas, estolas, lenços, cortinas e muitas outras coisas para uso pessoal e decoração de casa. Os produtos com bordado mexicano não só ajudaram a tribo Otomi a sobreviver em anos difíceis, mas também começaram a gerar uma renda estável. Graças à tendência contínua do estilo boho, o bordado mexicano conseguiu encontrar muitos admiradores. O que inicialmente começou como uma espécie de apoio à população local e de caridade transformou-se num negócio verdadeiramente lucrativo.

Além disso, empreendedores americanos abriram uma grande fábrica em São Francisco para a produção de produtos com bordados Otomi. O conceito da manufatura é preservar e cultivar padrões e tradições originais, filtrados pelo prisma do design moderno e das necessidades atuais da sociedade. A adaptação à realidade das megacidades reside no fato de que além dos habituais bordados mexicanos brilhantes e multicoloridos, as artesãs também demonstram produtos monocromáticos com padrões tradicionais mexicanos que podem ser usados ​​​​no dia a dia. A empresa não só apoia as costureiras mexicanas, mas também atua em outras áreas: a fábrica também desenvolve papéis de parede com motivos mexicanos, almofadas bordadas com motivos multicoloridos, colchas para camas e sofás, além de cortinas.

Bordado mexicano faça você mesmo

8125239391_ec3a8f1eb2_b

Creativecommons.org

Se você é fã de motivos folclóricos, você mesmo pode adicionar cor à sua vida. Para se adequar ao seu gosto, você pode escolher um design brilhante ou monocromático discreto.

Para fazer isso você precisará de:

  • Fios coloridos;
  • Agulhas;
  • Bastidor para facilitar a fixação do tecido;
  • Padrões e exemplos de desenhos apresentados em nosso material;
  • O item que deseja decorar;
  • Giz para transferir desenhos para tecido.

Bordado mexicano: andamento do trabalho

Esse bordado pode ser feito até por iniciantes, o principal é não ter pressa. Esteja preparado, pois o bordado levará tempo suficiente para encurtar o fluxo de trabalho, o melhor é decidir com antecedência a escolha das cores.

  1. Transfira o desenho apresentado em nosso material para o produto que deseja decorar.
  2. Borde o padrão selecionado com linhas lisas ou multicoloridas usando o ponto cabra.Não tenha medo de deixar o ponto mais alongado.
Críticas e comentários

Materiais

Cortinas

Pano