Neste material mostraremos como costurar uma camisa masculina com as próprias mãos. Também compartilharemos a história dessa peça de roupa e descreveremos passo a passo a técnica para artesãs iniciantes. No final do artigo você encontra moldes para uma camisa.
A história do kosovorotka e por que esta peça de roupa recebeu esse nome
Kosovorotka é uma camisa masculina com traje folclórico tradicional. Geralmente é costurado em material com bordados em forma de padrões vermelhos. O kosovorotki festivo pode ser costurado inteiramente com tecido vermelho e bordado à mão com fios contrastantes. Segundo a tradição, mesmo as camisas masculinas do dia a dia tinham uma pequena decoração na gola.
Kosovorotki ganhou esse nome incomum por causa da localização da gola: o corte não fica na frente, como nas camisas comuns, mas na lateral esquerda. O protótipo de camisa trançada masculina era a chamada “camisa reta”: essencialmente dois tecidos costurados entre si, complementados por mangas.Não se sabe ao certo quando exatamente apareceu o kosovorotka, mas as primeiras menções escritas a este tipo de roupa camponesa nas crônicas datam do século XVII. Os historiadores sugerem que a blusa foi costurada no século XV. É preciso dizer que a kosovorotka masculina era tão confortável que não desapareceu da vida cotidiana dos camponeses mesmo após a entrada em vigor da proibição de Pedro I, que exigia que as roupas tradicionais russas fossem substituídas por produtos do modelo húngaro (e mais tarde com vestidos franceses e alemães). Foi o kosovorotka que se tornou o protótipo das túnicas dos soldados.
Os pesquisadores ponderaram por muito tempo por que havia necessidade de um formato de portão tão estranho. Não se sabe ao certo porque é que os camponeses preferiam este tipo de corte, mas ao longo do tempo surgiram várias teorias possíveis.
Existem quatro razões para a ocorrência de kosovorotka e sua ampla distribuição:
- O kosovorotka foi emprestado dos tártaros mongóis, que usavam camisas com fendas oblíquas.
- O etnólogo Dmitry Zelenin argumentou que a gola inclinada de uma camisa poderia parecer cobrir a garganta do vento frio. Aqui esta teoria tem algo em comum com a primeira: como as tribos nômades passavam a maior parte do tempo na sela, precisavam cobrir a garganta do vento e da geada.
- O filólogo e crítico de arte Dmitry Likhachev sugeriu que tal corte tornava possível esconder a cruz com segurança, para que ela não saltasse da camisa durante as reverências.
- Alguns historiadores acreditam que a blusa masculina é um análogo do uniforme militar adaptado às necessidades mundanas: a cota de malha era presa no lado esquerdo (assim como a blusa) e destinava-se a proteger o pescoço dos golpes inimigos. Uma espécie de adesão à tradição.
Aula mestre passo a passo sobre costura de blusas:
A blusa masculina é considerada uma das camisas mais simples de fazer. Com a ajuda do nosso padrão, até uma costureira novata pode costurar esta parte de um traje tradicional russo.
Para costurar uma camisa masculina você precisará de:
- Um pedaço de tecido. Tradicionalmente, utilizava-se tecido de cânhamo, mas posteriormente foi substituído por algodão ou linho. As blusas masculinas da nobreza eram feitas de seda, então se você está confiante em suas habilidades e consegue manusear um material tão caprichoso como a seda, então você pode usá-lo.
- Padrão ajustado aos parâmetros necessários.
- Acessórios de costura (agulha, linhas de diversas cores para corte e bordado, alfinetes, tesouras).
- Decoração ou bordado para posterior decoração das bordas da camisa. O kosovorotka era usado para fora da calça e decorado, inclusive na parte inferior. Às vezes era cinto com faixa, um cinto largo de tecido.
O corte do produto em si não levará muito tempo, o próprio formato da camisa pode ser feito literalmente em uma noite. A maior parte do tempo da artesã é gasto na decoração do produto: a trança (tradicionalmente vermelha ou azul) é a opção mais simples, o bordado é a opção mais complexa.
Para costurar uma camisa masculina com as próprias mãos:
- Ajuste o padrão aos parâmetros do modelo (altura, comprimento da manga).
- Prenda o padrão resultante com alfinetes. Você deve acabar com cinco elementos de uma camisa masculina: o maior é o corpo (às vezes essa parte é chamada de moldura), duas mangas, um encaixe lateral, um reforço e elementos decorativos. Os iniciantes podem prescindir do reforço, sua presença no padrão é uma espécie de homenagem à tradição. A presença de um reforço em um produto fala de sua qualidade convencional e da habilidade do proprietário.Se você estiver costurando uma camisa masculina para apenas um evento ou apresentação, não faz sentido incluir reforços no padrão.
- Recorte todos os elementos necessários, recuando 1-1,5 cm da borda.
- Conecte a estrutura e as partes laterais.
- Costure as mangas ao elemento resultante, deixando espaço para um reforço caso decida fazer um.
- Finalize as bordas da gola decorando-a com bordado (ponto cetim contado, ponto cruz ou ponto corrente) ou trança.
- Você pode decorar as mangas e a barra da camisa masculina com o restante da trança ou bordado.