O bordado é um dos passatempos preferidos de um grande número de mulheres. Até conheci homens que bordavam fotos inteiras. Além dos fios, também são utilizadas miçangas de diversos tamanhos e fitas para bordar. Porém, o elemento principal permanece sempre a base - o tecido. O material mais simples e acessível que permite criar diversos produtos e utilizar diversas técnicas é a tela.
O que é tela para bordar e suas variedades?
É o nome de um tipo especial de tecido feito em forma de malha fina, cujo tamanho pode variar dependendo da quantidade. Quanto menor for, maior será a malha e vice-versa. Esta tela é usada como estêncil ou base para bordados com miçangas, fios e fitas. A tela é feita de algodão ou linho, mas se você tentar, poderá encontrar não tecido, papel e até material plástico. E para necessidades especiais, foi inventado um tecido que se dissolve em água.
Quanto à cor, a tela branca é a mais popular.Porém, hoje não é problema adquirir um colorido, ou mesmo que já tenha desenho ou diagrama aproximado. Vejamos cada uma das variedades conhecidas com mais detalhes.
Tecido
Hoje nas lojas você pode adquirir facilmente vários tipos de telas de tecido. Particularmente populares são:
- Aída. As divisões neste material lembram quadrados. É mais usado para treinamento, mas mesmo artesãs experientes não passam por esse tecido fácil de usar. Quanto aos números, eles variam entre sete e vinte.
- Evenweave. Esta variedade é considerada a mais difícil de trabalhar, por isso só é escolhida por bordadeiras experientes. Isso ocorre porque você mesmo precisa realizar e calcular as marcações nele. Não tem uma divisão clara, mas também não tem buracos, o que por um lado pode ser tomado como uma virtude. Evenweave é feito de algodão, linho e materiais sintéticos.
- Hardanger. Este é o nome dado à menor tela, adequada para a criação de pinturas nas técnicas de ponto cetim contado e hardanger.
- Davosa. Destinado ao bordado de produtos têxteis de interior. É de alta qualidade, pois o material de produção é 100% algodão.
- Linda. Um material com trama especial que pode substituir o linho e permite fazer ponto cruz em diferentes direções.
- Linho com trama irregular. É considerado o mais durável, adequado não só para ponto cruz, mas também para costura de bainha.
- Estramim. Lona áspera e dura, que serve para criar fronhas decorativas, tapetes, caminhos, sacos de barbante.
Plástico
Está ganhando cada vez mais popularidade devido à capacidade de mudar de forma e assumir a aparência de diversos produtos. Esta tela não se esfarela ao ser cortada e é produzida em folha A4 padrão.Você pode bordar usando ponto cetim, meio ponto cruz ou técnica de carpete.
Fatura
Você precisa criar um desenho de ponto cruz em feltro ou malha? Uma tela suspensa pode ajudá-lo a concretizar seus planos. Basta alinhavar na área desejada e bordar o desenho preparado. Você pode se livrar do suporte puxando os fios.
Solúvel em água
Você realmente pode comprar em qualquer loja de artesanato. Depois de bordar nessa tela, basta molhar o produto ou um fragmento do tecido tratado em água moderadamente quente. Depois de meia hora, o substrato desaparecerá completamente.
Lona de papel
O papel perfurado para ponto cruz tornou-se muito popular ultimamente. No entanto, você precisa trabalhar com isso com muito cuidado. É importante não esquecer de misturar seda no fio dental e bordar em 2 fios.
Designer (com padrão impresso)
Essa variedade é indispensável para iniciantes, pois os livra do processo de cálculo, uso de diagramas e seleção de cores. O desenho aplicado ao tecido desaparece completamente sob as cruzes ou contas durante o processo de trabalho.
Iniciantes que descobriram recentemente o mundo dos argolas e do fio dental podem não compreender totalmente os critérios para a escolha de um tecido base. A primeira coisa que você pode fazer é começar a trabalhar com uma tela de design ou adquirir um conjunto pronto, completo com os consumíveis necessários.