Tulipas tricotadas com fitas: padrão de bordado, padrão e descrição passo a passo

97233313_17241916e8447626488u463a6

A história das fitas remonta a vários milhares de anos. Um estilo de bordado em fita semelhante ao usado hoje teve origem no século XVIII na França.

As damas da corte real daquela época adoravam enfeitar seus trajes e roupas íntimas com elementos desse bordado. Cada roupa era realmente uma obra-prima. Foram costurados e decorados em ateliês especiais, aos quais foi dado o orgulhoso título de “fornecedores da corte real”.

Logo, a decoração em fitas se espalhou pelo mundo e atingiu um florescimento particularmente magnífico na década de 70 do século XIX. Naquela época quase tudo era bordado com fitas: guarda-chuvas, quadros, chapéus, abajures, roupas, etc.

Mas logo eclodiu uma crise - a 1ª Guerra Mundial. O estilo romântico, que implica uma variedade de decorações, é coisa do passado. As mulheres daquela época começaram a lutar pela emancipação, não tinham tempo para condecorações.

Mas recentemente, designers famosos mais uma vez se lembraram do artesanato esquecido. Hoje em dia, a decoração com fitas está merecidamente voltando às nossas vidas e se tornando muito popular.Milhões de mulheres dominam esta técnica de bordado.

Além disso, para criar telas mais naturais no bordado, passaram a ser utilizadas tintas para dar aos elementos um volume natural e as tonalidades necessárias.

Em nosso artigo veremos como fazer tulipas bordadas com fitas de cetim.

Bordado de fita - tulipas para iniciantes

Bordar tulipas com fitas de cetim não é tão complicado quanto parece à primeira vista. Costurar com fitas é uma tarefa bastante simples. Não requer dispositivos e materiais especiais caros, e você não precisa ser um ás em bordado. Você só precisa querer, mostrar um pouco de perseverança e seu trabalho único está pronto.

Como bordar tulipas com fitas, apresentamos uma master class desse processo neste artigo.

Então, bordado em fita - tulipas, master class. Para completar a tarefa, precisaremos de:

  • Um pedaço de material para a base de 25x30 centímetros.
  • Agulha de gabardine com olho largo (chenille), mas ponta afiada.
  • Fitas de cetim, 2 cores, 12 mm de largura. Se você estiver interessado em bordados com fitas - flores amarelas, escolha uma fita amarela. O segundo é na cor verde.
  • Linhas de costura para combinar com a cor das fitas.
  • Cola PVA.
  • Um pedaço de papelão grosso.
  • Aro.
  • Moldura para o produto.

Dica 1:

Antes do uso, o tecido deve ser lavado e passado a ferro - isso para evitar o encolhimento do material.

Dica 2:

Cortamos a fita apenas na diagonal. Pegamos pedaços de 30 cm e inserimos uma agulha a uma distância de 6 mm da borda.

Dica 3:

Tente fazer tulipas de formatos e tamanhos ligeiramente diferentes. Quanto mais diferentes as flores, mais naturais elas parecerão.

Vamos começar: bordado em fita - tulipas, master class para iniciantes.

Bordado de fita - um buquê de tulipas, consiste em 2 etapas:

Fazendo uma flor - a primeira etapa:

  1. Depois de preparar o material - a base, aplique nele um diagrama de desenho.
  2. Faça um arco.
  3. Do lado avesso, insira uma agulha e linha no topo da tulipa superior.
  4. Faça o próximo furo na parte inferior da pétala, da face para o avesso.
  5. Tendo recuado cerca de três milímetros da punção, puxe a agulha de volta para a face do produto, endireite a fita com a ponta da agulha na base e faça a próxima pétala, colocando-a em cima da anterior. Então borde todas as pétalas da tulipa. Só não aperte as fitas. As pétalas devem ficar livremente, ligeiramente curvadas. É assim que você consegue um botão de tulipa fechado.
  6. Se você quiser fazer uma tulipa aberta, primeiro coloque as duas pétalas laterais para que a sobreposição seja mínima. E depois costure o terceiro, de cima, que cobrirá parcialmente os dois anteriores. Assim a flor ficará mais natural.

Bordado de fita – tulipas, foto

Fazer galhos e folhas é a segunda etapa.

30121e44147fd8a7a35ecf818b2067ae

Bordar tulipas com fitas envolve fazer não só flores, mas também galhos e folhas. Vamos ver como eles podem ser feitos:

  1. Pegue uma fita de cetim verde macia preparada de 12 mm, com 8 cm de comprimento, e corte-a, fazendo uma borda lisa. Enrole a fita em uma agulha, torcendo-a em um tubo e costure cuidadosamente a borda com linhas simples para combinar com a cor da fita. Ao prender a haste no tecido, tente virar o ponto para baixo.
    Você precisará de 9 hastes no total.
  2. Prenda a haste no tecido e prenda parte da fita verde com uma agulha de tapeçaria de ponta afiada na direção da futura folha. Faça isso com todas as folhas. Prenda-os com dobras e coloque-os em ordem aleatória. Isso dará uma aparência natural ao seu produto.
  3. Então faça o buquê inteiro, e na parte inferior do entrelaçamento das hastes, amarre-os com uma fita em várias camadas e prenda. Sua pintura está pronta.

Bordado de fita - tulipas, master class dá às costureiras iniciantes a oportunidade de aprender esse tipo de bordado.

Bordado de fita para iniciantes passo a passo - tulipas - uma atividade muito emocionante.

Você está convencido de que bordando tulipas com fitas, a master class mostrada acima refuta a opinião de que este é um processo muito difícil. Você pode bordar tulipas com fitas sem muito esforço.

Bordado de fita para iniciantes passo a passo - tulipas, fotos dos produtos são apresentadas em nosso site.

Tulipas bordadas com fitas - as pinturas estão sujeitas a desenho final e colocação em molduras pré-preparadas.

Fotos com fitas - após a produção, as tulipas são fixadas em uma folha de papelão grosso. Para evitar que o tecido se mova, ele é preso com prendedores de roupa ou grampos. Do lado avesso, por meio de um cordão, a tela de pintura é esticada horizontal e verticalmente.

O bordado da tulipa é então inserido na moldura. O vidro não é utilizado nesta moldura para não pressionar o padrão tridimensional da tela.

Como bordar uma tulipa com fitas usando tingimento

Recentemente, muitos se apaixonaram pelo uso de tintas para deixar os bordados ainda mais naturais. As tulipas bordadas com fitas não fogem à regra. Também podem tingir o fundo, podem ganhar maior volume e naturalidade com o auxílio de tintas.

Tintas acrílicas são utilizadas para esse fim. O processo não é complicado, mas o resultado é impressionante.

Para tingir o fundo, basta diluir a tinta e passar um pincel em leque no tecido. E para tingir as flores - sombreie-as com uma cor mais escura na parte inferior do caule. Eles se tornarão imediatamente mais realistas e naturais.

As tulipas bordadas com fitas, cuja master class analisamos, não vão deixar ninguém indiferente. Esse bordado pode realmente se tornar uma verdadeira obra-prima.

Críticas e comentários

Materiais

Cortinas

Pano