O ponto cruz é um dos hobbies femininos mais populares. Esse tipo de bordado surgiu há muito tempo - na era primitiva, mas ganhou popularidade especial com o advento do cristianismo, quando as mulheres começaram a decorar ícones com toalhas bordadas.
Hoje em dia é mais um hobby para a alma, um hobby popular.
O bordado é um tipo de bordado verdadeiramente único com o qual você pode criar verdadeiras obras-primas. Cada bordado é único e único.
Para entender o processo do ponto cruz, vamos examiná-lo usando o exemplo do bordado rosa mosqueta.
Primeiro precisamos decidir o tecido para bordar. Quais materiais são adequados para esse fim. Deve ser um tecido inelástico e, para que as cruzes sejam uniformes, em 1 centímetro o número de fios longitudinais deve ser igual ao número de transversais. Os seguintes materiais são usados para ponto cruz:
- Linho;
- Tecido – lona;
- Entretela solúvel em água;
- Material de tecido uniforme;
O mais comumente usado é a tela.É uma tela dividida em quadrados com furos nos cantos. A tela mais utilizada é “Aida” da empresa alemã Zweigart. Diferentes tipos de tela Aida são designados por números diferentes:
- Tela nº 18 - usada por costureiras experientes. Nele estão bordados retratos;
- Tela nº 14 - muito adequada para bordar naturezas mortas brilhantes ou belas paisagens;
- Tela nº 11 – indispensável para bordar toalhas de mesa, quadros, almofadas e outras coisas;
- Tela nº 7 – para costureiras iniciantes, para a criatividade infantil. Possui furos grandes, o que simplifica muito o trabalho.
Ressalta-se que quanto menor o tamanho da célula do tecido lona, mais bonito fica o bordado.
Então, ponto cruz rosa mosqueta com reverso perfeito.
Oferecemos uma master class com fotos abaixo. Este bordado é utilizado quando o verso fica visível no produto acabado.
Bordaremos com fio dental usando 2 fios de urdidura.
- Primeiro você precisa estudar o diagrama para entender de onde vem e para onde vai o fio.
- Protegemos o início com um loop. Fazemos isso: cortamos um fio mais longo do que o necessário e liberamos um fio dele. Enganchamos um fio no tecido e dobramos o fio ao meio.
- Realizamos uma meia cruz localizada na parte superior e depois na parte inferior.
- Descemos novamente. Vamos fazer o galho certo.
- O fio termina - nós o prendemos puxando-o por três cruzes. Cortamos o final.
- Vamos dar um novo tópico. Prenda com um laço. Terminamos o ramo que iniciamos e voltamos para onde começamos. Prendemos o fio do rosto, enfiando-o sob as três cruzes.
- Bordamos as folhas do lado esquerdo com linha contínua. Começamos prendendo com um laço e bordando a primeira folha.Descemos para a segunda, sem terminar, vamos para a 3ª, esticando o fio verticalmente do lado avesso em duas cruzes.
- Do dia 3 vamos para o dia 4, com o mesmo trecho.
- Começamos com o pesponto, que usamos para costurar um galho próximo às folhas amarelas. Prendemos o fio colocando o lençol localizado em cima sob as três cruzes.
- Bordamos pesponto assim: colocamos a costura para frente com fendas, e pespontamos, cobrindo essas fendas. Começamos o fio com três cruzes.
- Fazemos roseiras da mesma maneira.
Conseguimos um produto lindo e arrumado, sem nós ou fios salientes no verso.
Veja bem, bordar rosa mosqueta não é tão difícil quanto parece. Exemplos de padrões de bordado podem ser encontrados na Internet. Podem ser uma variedade de guirlandas de rosa mosqueta, galhos com frutas vermelhas e flores. O processo de bordado é muito interessante, emocionante e pode ser feito por qualquer artesã.