Não é necessário cortar as roupas em pedaços para torná-las elegantes e atraentes. As tendências desaparecem rapidamente, mas o artesanato permanece sempre no seu melhor. Artesãs hoje sugiro usar bordado japonês Sashiko para atualização. Esta é uma técnica simples que pode ser feita até mesmo por um iniciante que comprou recentemente agulha e linha.
Características do bordado
A base do estilo é considerada pontos pares com a agulha para frente, que são executados na mesma distância. Os fios brancos em tecido azul são os mais usados. O resultado são padrões inusitados que servem como decoração original da peça.
Hoje, o uso de fios coloridos em tecidos naturais está se tornando cada vez mais popular. Sashiko é usado não apenas como decoração, mas também para restauração de itens de guarda-roupa.
A história da tecnologia remonta a mais de cinco séculos. A origem há muito foi esquecida: o bordado é encontrado em diferentes partes do país, por isso é difícil determinar exatamente a origem desse bordado.
O que você vai precisar?
Primeiro de tudo, você precisa de tecido. Especialistas usam tecido de algodão com pouca tensão, denso e durável. As artesãs usam como base fibras de cânhamo, algodão, seda ou lã.
Para iniciantes, recomendamos usar tecidos mais grossos para facilitar o trabalho.
As ferramentas utilizadas são:
- uma agulha longa com um olho grande;
- tesouras para tecido;
- uma régua para criar um desenho em tecido;
- um compasso para desenhar linhas curvas perfeitas;
- marcador solúvel em água se o desenho for aplicado diretamente no tecido;
Ponto importante: a agulha deve estar reta e a linha de bordar deve ser lisa.
Os diagramas gráficos são fáceis de aplicar ao material, basta ter paciência, pois o processo é minucioso e requer atenção.
Bordado Sashiko: o básico do artesanato
Ao costurar linhas retas, pegue o máximo de tecido possível e alise os pontos. Assim ficarão lisos e bonitos. Se você precisa fazer um arco curvo, puxe o fio a cada 2-3 pontos. Isso o ajudará a não perder de vista os detalhes do desenho.
Tente prender sem nós. Puxe dois pontos para trás e comece um novo ponto. Porém, se necessário, dê nós no lado avesso do produto para não prejudicar a aparência da peça.
Se os pontos convergirem em um ponto ao criar um desenho, certifique-se de que a geometria não esteja quebrada. Não faça pontos cruzados: isso prejudicará a qualidade do bordado. Certifique-se de que as proporções sejam mantidas para que o tecido não aperte e a agulha passe suavemente sem puxar o tecido.
Caso contrário, o procedimento de bordado é muito emocionante e adequado para artesãs de qualquer nível de habilidade.